terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ser transparente...


Às vezes, fico me perguntando por que é tão difícil ser transparente. Costumamos acreditar que “Ser Transparente” é simplesmente ser sincero, não enganar os outros. Mas “Ser Transparente” é muito mais do que isso. É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que a gente sente.

Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair as “máscaras”, baixar as armas, destruir os imensos e grossos muros que insistimos tanto em nos empenhar para levantar. Ser transparente é permitir que toda a nossa doçura aflore, desabroche, transborde. Mas, infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco. Preferimos a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana. Preferimos o “nó na garganta” às lágrimas que brotam do mais profundo de nosso ser. Preferimos nos perder numa busca insana por respostas imediatas a simplesmente nos entregar diante de Deus e admitir que não sabemos, que temos medo.

Por mais doloroso que seja ter de construir uma ‘máscara’ que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos e até do nosso Deus, preferimos assim: manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção. E assim vamos nos afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos. Não porque sejamos pessoas mentirosas. Mas porque, como folhas secas, nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa brandura, nosso amor mais intenso e não-contaminado.

Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar com os irmãos: a doçura, a compaixão, a compreensão... Que todos nós sofremos e às vezes nos sentimos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir, num silêncio que nos remete à saudade de “nós mesmos”, daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar àqueles que mais amamos.

Porque, infelizmente, aprendemos que é melhor revidar, descontar, agredir, acusar, criticar e julgar do que simplesmente dizer: “você está me machucando. Pode parar, por favor!”Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro. Quando, na verdade, se agíssemos deixando que a nossa razão ouvisse também o nosso coração, poderíamos evitar tanta dor. Tanta dor...

Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencíveis. Que consigamos tentar não controlar tanto, responder tanto, competir tanto, mas confiar na Graça do Senhor Jesus Cristo, que nos basta!

Não devemos ter medo dos confrontos, mas sugiro que deixemos explodir toda a nossa doçura.
“A inteligência sem amor nos faz perversos. A justiça sem amor nos faz implacáveis. A diplomacia sem amor nos faz hipócritas. O êxito sem amor nos faz arrogantes. A riqueza sem amor nos faz avaro. A pobreza sem amor nos faz orgulhosos. A beleza sem amor nos faz fúteis. A autoridade sem amor nos faz tiranos”.

Ame, simplesmente ame! E quando, algumas vezes, não encontramos as palavras adequadas para expressar o que sentimos, seja por timidez ou porque os sentimentos nos avassalam, nesses casos podemos contar com o idioma dos abraços...

A vida sem amor não tem qualquer sentido! Ame, simplesmente ame!
“O trabalho sem amor nos faz escravos. A simplicidade sem amor nos deprecia. A lei sem amor nos oprime. A política sem amor nos deixa egoístas. A fé sem amor nos deixa fanáticos. A cruz sem amor se converte em tortura”.

Lembrando que a vida é tão curta e a tarefa de vivê-la é tão difícil que quando começamos a aprende-la, já é hora de partir... Sigamos na certeza de que tudo passa. Que consigamos docemente viver, sentir, amar e Ser Transparentes!
Certos de que esse momento que a gente vive, seja ele de muita alegria ou de dor, vai passar. E você deverá seguir em frente, sem olhar para trás, rumo à eternidade, sempre transparente, porque tudo passa, mas você é eterno.

(Texto retirado da Internet, em 27/10/09)

P.S.: Que sejamos transparentes como as crianças. Elas podem nos ensinar a sermos sinceros e honestos - com os outros e com nós mesmos. Podem nos mostrar como deixar nossas emoções fluirem, sejam os risos ou os choros. Com os olhos delas, conseguimos enxergar a melhor parte do ser humano, as coisas que ele tem de bom, o seu interior. E o mais importante, elas tem a maior boa vontade do mundo para aprender a compreender, tolerar e estabelecer laços de amor e compaixão. Não foi Jesus que disse que para entrarmos no Reino dos Céus é preciso ser como uma criancinha?

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

De avião, pela segunda vez!


Acho que Deus tem andado à minha disposição ultimamente, pois só de pensar em algum desejo, já encontro algumas formas para concretizá-lo. Fora que meu querido Papei do Céu também tem me oferecido coisas surpreendentes. Estou, neste momento (domingo, 25 de outubro de 2009, às 15h09), dentro de um avião, pela segunda vez! Mas nesta, eu não contive a emoção. Embarquei em Porto Alegre debaixo de um céu completamente nublado e cinza. Em menos de 20 minutos no ar, ultrapassamos as nuvens e nos deparamos com um lindo céu azul e um sol brilhante. Pareciam que as nuvens formavam o chão do céu. Mais uma vez, tive a vontade de descer e caminhar sobre elas. Até porque o avião no ar parecer estar parado, e as nuvens também. (Detalhe: a velocidade do avião naquele momento era de 900 Km/h).

Fiquei admirando aquela deslumbrante visão. Eu, que viajei para o sul na poltrona do meio, na volta vim de janela - em duas janelas. Impossível não se emocionar diante de tanta beleza e grandiosidade. O céu azul, com nuvens branquinhas parecendo gigantes flocos de algodão, invadido por raios solares que se espalham pelo infinito, onde estou neste momento. Percebo as pessoas lendo revistas, ouvindo música, assistindo TV, comendo, dormindo e até no lap top. Por que não aproveitam este momento – no qual estão mais perto do Pai Criador - e agradeçam por suas vidas, pelas oportunidades, pela saúde, apresentem seus desejos, seus conflitos, suas fraquezas ou peçam apoio, luz, proteção e sabedoria? Não somos nada neste mundo por mais dinheiro, sucesso, títulos, propriedades e responsabilidades que tenhamos. Mas de uma coisa eu tenho certeza, somos filhos e filhas de Deus, e Ele cuida mesmo daqueles que ignoram sua existência.

Eu não ignoro e por isso vivo recebendo graças do Meu Pai. Desta vez, foi minha viagem para o Rio Grande do Sul. Fiquei quatro dias em Caxias trabalhando na cobertura da maior feira de subcontratação e inovação industrial da América Latina. Confesso que me faltou um pouco de experiência e agilidade, pois apesar de ter a a formação em jornalismo, atuo e gosto mais da área de Relações Públicas. Às vezes, eu visitava alguns expositores e me dava conta de que eu estava ali como jornalista e não como RP.

Quando terminou o evento, na sexta-feira, peguei um ônibus e fui para Gramado. Não poderia perder a oportunidade de passar o final de semana no sul do Brasil. Descolei um hostel para aproveitar mais os passeios pela Serra Gaúcha. Já na recepção do albergue, conheci uma paulistana de 32 anos, médica, que também ia passar o final de semana em Gramado sozinha. Não levou muito tempo para a gente já combinar o que faríamos no sábado. Eu consegui convencê-la de fazer uma passeio comigo de Maria Fumaça pelas tradicionais cidades do vinho. Mas era preciso acordar bem cedinho, às 6 horas da manhã. Ela já de cara demonstrou que seu estilo era mais paulistano, novaiorquino. Sua programação era lojas, out lets, baladas e um passeio pelo “centrinho” da cidade. Já o meu roteiro turístico, em quase todos os destinos, inclue passeio pelas ruas principais da cidade sim, mas também igrejas, natureza, lugares exóticos, comidas simples e muita conversa com as pessoas da região. Gosto de levantar cedo e aproveitar todo o dia. A Carla, a nova amiga, prefere a noite. Uma combinação que conseguiu se ajeitar neste curto período. Ela me acompanhou no meu roteiro religioso e ecológico e à noite fomos para um bar alemão tomar uma cerveja especial da casa, totalmente artesanal.

Ficar em hostel é bem legal. Além de conhecer a Carla, ainda fizemos mais alguns amigos, gente de Brasília, Rio de Janeiro, Manaus e até do Acre. Tiramos fotos e prometemos manter contato. Surgiu até a pretensão de irmos todos juntos para Minas conhecer as cidades históricas.
Para minha alegria e satisfação total, a semana do evento foi marcada por um céu azul e um lindo sol. Já o final de semana em Gramado chegou acompanhando de muita neblina, nevoeiro, e baixas temperaturas. Eu curti demais. Estava lindo. Pena que a Carla, por conta da chapinha no cabelo, não queria ficar andando pelas ruas de Gramado depois que a gente saiu do Fritz Bar.

Foi tudo tão rápido, mas eu aproveitei cada minuto, cada emoção, cada paisagem e as surpresas maravilhosas que encontrei no passeio. Conheci Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Carlos Barbosa, Nova Petrópolis, alguns vinhedos, uma cantina italiana tradicional, a música gaúcha, comi chocolate e enchi a cara de vinho. Tinha degustação por todos os lados e a todo momento. Pena que chegou ao fim. Estou, neste momento (16h04), aterrizando em São Paulo. A partir de amanhã, a rotina volta ao normal. Pelo menos vou continuar com o gostinho do Rio Grande do Sul comigo. Meu amigo gaúcho veio me buscar no aeroporto...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Você sabe do que são feitas as nuvens?




Eu sei que vão achar que eu sou uma boba, 'da roça' ou empolgada ao extremo, mas vocês não têm ideia da sensação que eu senti ao andar de avião hoje, pela primeira vez. Foi o máximo!!!!!!! Fiquei tão emocionada que quase chorei rsrs. É lindo demais ver a cidade lá de cima e perceber o quanto a gente é pequeno, quase um ser insignificante, e Deus tão imenso, de uma grandeza inconcebível para qualquer ser humano. Parecia que eu estava sendo carregada no céu por Suas Mãos.
Eu não demonstrei para ninguém que eu não tinha muita ideia do que estava fazendo. Cheguei no aeroporto de Congonhas um pouco em cima da hora e resolvi seguir o fluxo. Para variar, e não poderia ser diferente, eu paguei dois 'miquinhos' básicos. O primeiro foi quando ouvi a voz do auto-falante dizendo que o atendimento do vôo 4207, São Paulo - Caxias do Sul, estava encerrado. Desesperei e logo chamei uma menina que estava com o uniforme da Gol. Aflita, eu questionei o fato. Ela disse que eu podia ficar tranquila, pois todas as pessoas que estavam na fila seriam atendidas. Ufa!!! Já pensou perder o primeiro vôo da sua vida?
Quando cheguei no balcão para fazer o check-in, a atendente virou para mim e perguntou se podia ser "meio". Eu perguntei: "Meio o quê?". Sua resposta: "A poltrona do meio." Eu: "Por quê? (ainda sem entender a pergunta). Atendente: "Porque acabaram as poltronas da janela e do corredor." Continuei: "O avião tem três poltronas coladas?". A funcionária: "Sim". Finalizei: "Ah, sim, claro! Desculpe." Eu ri, e ela também.
Sentei no meio de dois rapazes, ambos com aliança na mão esquerda (detalhe). Não sou hipócrita, se é bonitinho reparo mesmo. Afinal de contas, meu "homem de Deus" ainda está me procurando por aí. Não custa colaborar... Antes mesmo do avião decolar, fiz amizade com um deles: o da janela, lógico. Eu tinha que ter intimidade com ele para poder ficar, praticamente, debruçada nele para ver a paisagem lá em baixo. O problema é que ele ficou disputando a janela comigo. Talvez fosse sua primeira vez também, mas eu não perguntei nada, senão ele ia me perguntar também e eu estava com a maior cara de que aquilo era rotina para mim... rsrs
Aproveitei cada momento dos 90 minutos que eu passei no ar, ora conversando, ora rezando, ora contemplando a vida, ora tentando descobrir do que, de fato, são feitas as nuvens. São gelo, fumaça ou algodão? Serão elas meios de transporte do anjos? Ou o ladrilho da casa de Deus? Tive vontade de abrir a porta do avião e descer para andar sobre elas. Já pensou se nesse ato louco eu avistasse Jesus caminhando ao meu encontro? Poderia ser verdade, pois eu já estaria esborrachada no chão!
Mas isso é bem improvável de acontecer, pois eu estaria de páraquedas. Claro! Ainda faz parte do meu primeiro desejo saltar de páraquedas, andar de balão, pular de asa delta... Preciso da terra, preciso do mar, MUITO, mas tenho certeza de que meu lar é o ar, é o Céu! Um dia, volto para lá...
Observação: "Chega, Raquel, melhor ir dormir. Quanta pretensão! Desse jeito, o céu será um dos últimos destinos da sua pobre alma". Assinado: seu anjo da guarda.
Resposta da Raquel: "Tá bom, tá bom, tá bom. Boa noite! Amanhã vou escrever sobre os gaúchos. Eles sim são pretenciosos (risos). Pretenciosos adoráveis..."

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Primeiro desejo realizado!




Quem acompanha meu blog (se é quem tem alguém que o acompanha) provavelmente vai se lembrar do texto "20 pedidos até 2020" que eu escrevi em agosto. Eu encabecei a lista dos desejos que pretendo cumprir em 10 anos. Claro que tem muita coisa "impossível" nessa listagem - digo, aparentemente impossível - pois, na verdade, há algo embutido nessas frases que não podem ser declaradas ainda.

Mas a questão é que o primeiro item da minha humilde lista é "andar de avião". Eu estava inconformada por ouvir tanta gente falando de viagens, vôos, aeroportos, companhias aéreas, serviço de bordo, e eu nunca ter passado por isso. Por mais que eu leve à sério a questão da sustentabilidade do planeta e o problema do aquecimento do global, eu queria viver esta experiência.

Desde então, comecei a juntar em um cofrinho moedinhas de 1 real. Toda moeda que caía em minhas mãos ia para lá. E quando eu via alguém com a moedinha escolhida para encher o cofre, também pedia para trocar. Eu acompanhava, semanalmente, o fundo de investimento. Ao mesmo tempo, acompanhava via internet as promoções das empresas aéreas. O destino não era o importante. Podia ser para o Rio de Janeiro (para visitar minha amiga Sula), para Curitiba (casa da minha prima), Porto Seguro (onde meu pai mora) ou para Juiz de Fora/ MG, minha terra de criação.

Pelas minhas contas, logo eu conseguiria comprar minhas passagens ou, pelo menos, uma delas (somente ida ou somente volta). No entanto, algo inesperado aconteceu. Dizem que a fé move montanhas, e eu sou a prova viva dessa máxima. Minha amiga Erica Munhoz, editora responsável pela revista P&S recebeu um convite para cobrir este mês uma feira do mercado industrial em Caxias, Rio Grande do Sul. Porém, o evento acontecerá na semana de fechamento da edição de novembro, e ela ainda está com várias tarefas a serem cumpridas antes de suas férias. Estávamos almoçando juntas quando, de repente, ela me perguntou se eu não gostaria de ir e fazer a cobertura. Nossa, foi um convite totalmente inesperado. Viajar de avião, para o sul do país, com todas as despesas pagas e ainda desempenhando a função de relações públicas e jornalista ao mesmo tempo? Demais!

Fiquei muito feliz! Tão feliz que, automaticamente e silenciosamente, agradeci a Deus pela oportunidade. Pai é pai, né! Atende até os nossos pedidos mais bobos. Ama tanto os seus filhos que faz de tudo para lhes arrancar um sorriso. Ontem, fui na Igreja para agradecer oficialmente o 'presente', e durante a celebração algo me comoveu. Cheguei em casa e tirei todas as moedas do cofrinho. Deu um total de R$ 138,00. Depositei o dinheiro na conta de um projeto da Igreja da qual faço parte hoje. Não é muita coisa, mas tenho certeza que poderá ser útil na obra de Deus. Além disso, com esta ação, aproveitei para interceder pela saúde da Erica e pedir a Deus que a ampare em todos os momentos da sua vida. Que ela continue servindo de instrumento nas grandes obras ou, simplesmente, nas pequenas ações.

Embarco amanhã cedo para Porto Alegre. O evento acontece em Caxias do Sul, de terça à sexta, mas no final de semana estou liberada. Vou passear em Gramado. Semana que vem eu volto cheinha de novidades. Podem apostar! "Obrigada, Papai do Céu, de novo obrigada!"


OBSERVAÇÃO:


A poluição proveniente dos aviões são também uma das causas do aquecimento global. Em uma viagem de ida e volta entre Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, um avião com capacidade para 150 passageiros emite 34,5 toneladas de gás carbônico.

Segundo os especialistas, um país de dimensões continentais como o Brasil precisa de opções de transportes pouco poluentes. Alternativas como o trem-bala levam tempo e muitos investimentos. Enquanto isso, uma ideia é substituir as reuniões de negócios com a presença de profissionais de vários lugares por telefonemas ou teleconferências.

Os passageiros também podem ajudar a diminuir a poluição, evitando deslocamentos desnecessários de avião. Algumas medidas antes e durante o voo fazem diferença para a qualidade do ar. Veja algumas delas:

- Diminuir a bagagem ao mínimo necessário. Cada quilo nas malas provoca a emissão de um quilo de gás carbônico, em uma viagem de cerca de dez horas;

- Dar preferência a voos diretos ou com o mínimo de escalas porque o pouso e a decolagem são os processos que mais consomem combustíveis e, portanto, mais emitem gases de efeito estufa;

- Usar o banheiro só quando necessário, pois cada descarga consome um litro de combustível, liberando quase 5 quilos de poluentes na atmosfera.

http://www.portalms.com.br/noticias/Poluicao-de-avioes-contribui-para-aquecimento-global/Brasil/Meio-Ambiente/959558331.html

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ser boazinha cansa



Ficar dando uma de boazinha, simpática e agradável todo dia, toda hora, cansa... Ontem, eu estava esgotada! Como eu queria virar, de uma hora para outra, uma “joselita sem noção”, falar o que me vem à cabeça, dizer de verdade o que eu penso de certas pessoas e certas atitudes e não ter que ficar rindo para aquela pessoa que você sabe que te transmite uma energia ruim e pesada.

Mas para viver nesta sociedade, de uma forma razoavelmente harmoniosa e com menos conflitos, a gente tem que fingir que não escuta muita coisa, esforçar-se para dar um sorriso e abstrair. Sim, abstrair! Estou tentando praticar a elevação do pensamento, a conexão com o divino, despertar minha generosidade, tolerância e compreensão. Mas acho que essa é uma das tarefas mais difíceis do ser humano.

Percebo que muitas pessoas mais velhas, digo as mais vividas, não se preocupam muito em manter este tipo de comportamento “politicamente correto”. Aliás, acho que eles estão fartos de tanta politicagem, relações frágeis e improdutivas. Por isso, conversam com quem querem, declaram suas opiniões doam a quem doer, não se preocupam em ser antipáticos ou até mesmos “sem noção” rsrs.

Eu quero, a partir de hoje, começar a me espelhar nessas pessoas. Nós, jovens, devíamos ouvir, observar e imitar os mais velhos. A grande maioria é formada por pessoas sábias, conscientes e de uma perspicácia fora do comum. Quanta bagagem acumulada! Não têm tempo a perder com coisas fúteis, inúteis e desagradáveis. São mais verdadeiros e sinceros.

Hoje, eu queria ter um tempo para conversar com um velhinho bem ranzinza, daqueles que não tem a menor paciência com gente e coisas que nos fazem perder tempo. Eu queria sentar do lado dele, pois sei que eu falaria uma porção de bobagens. E, ele, sem a menor cerimônia, diria que a minha simpatia e “bondade” às vezes cansa. Muitas vezes parece artificial e oportunista. Que eu falo demais, reclamo demais e me esforço de menos para ser uma outra pessoa, uma pessoa mais autêntica.

Em casa, com nossa família, geralmente não nos lapidamos muito para nos relacionarmos com as pessoas, somos o que somos e pronto! Mas aí, é só a gente pisar na rua, no trabalho ou em qualquer outro lugar que colocamos nossa máscara e passamos aquele verniz básico pelo corpo.

Já que eu não tenho nenhum velhinho para me “situar” e me ensinar a ser uma pessoa mais autêntica (quero dizer, menos boazinha), vou tomar uma ducha para tirar um pouco desse verniz. Ele não está deixando minha pele respirar. E estou ficando sufocada. É muito brilho por fora e pouca matéria-prima por dentro.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Um rápido comentário


Ontem a lua estava tão linda, tão linda, tão linda, mais tão linda que não vou nem tentar escrever um texto para descrever sua magnitude, seu brilho e seu esplendor. Também não será possível relatar a sensação que eu senti ao contemplá-la no céu. Era como se a Presença de Deus invadisse todo o meu corpo, meu coração e meu espírito. Como se Ele derramasse sobre o mundo a grandiosidade de seu poder, de sua glória e da sua perfeição.

30 anos... Difícil escolher o título


Completei 30 anos no dia 26 de setembro de 2009. Um sábado maravilhoso que eu passei em Juiz de Fora/ MG com minha família. Eu havia começado um texto sobre este importante rito de passagem, mas tenho necessidade de começar pelo título, pois assim direciono o assunto. Se não fizer isso, como dizem meus amigos da faculdade, “senta que lá vem a história...”

Escrevi três opções e fiquei meditando em cada uma delas.
1- 30 anos, terminou o estágio.
2- 30 anos, o que vem pela frente?
3- 30 anos, agora é só o começo!

Meditei tanto que acabei ficando com preguiça de escrever. Também, com três títulos como esse, numa época como essa, com mudanças estruturais (por dentro e por fora), em um aniversário de 30 anos, meu amigo, eu poderia escrever um livro para cada um.
Quem sabe... Acho que vou deixar esta tarefa para ser desenvolvida nos meus 92 anos. Sério, minha intuição me diz que viverei até esta idade, aproximadamente. Se isso se confirmar significa que eu tenho ainda, pela frente, mais 60 anos. Praticamente uma vida inteira. Posso começar agora, posso começar a sonhar, a aproveitar, a trabalhar e a realizar. Como já fiz bastante coisa até hoje, estou completamente no lucro!

Mas, independe disso acontecer, tenho muito o que agradecer a Deus. Todos os recursos que Ele me proporcionou até aqui, todas as oportunidades, as pessoas que cruzaram meu caminho. Algumas continuam ao meu lado, outras já se foram e outras ainda estão chegando, chegando para ficar! Agradecer pela benção de ter uma família (mãe, pai, irmãos, cachorros, agregados etc). Hoje, eles estão longe, mas apenas, e tão somente, fisicamente, porque de resto parece que estão comigo diariamente.

São infinitos os motivos e as razões para agradecer a Deus, assim como também são incontáveis os meus pedidos rsrs. Mas Ele é Pai. O Pai perfeito e amoroso. Só por isso, já devemos ser imensamente gratos. Ele quer ser presente e nos dar todos os presentes de que precisamos. Ele não faz trocas com a gente, não precisamos negociar ou barganhar. Deus é pura graça, e não distingue seus filhos. Somos nós que “recusamos” o seu amor e suas bênçãos, não sabemos receber, e também não acreditamos que para Ele tudo é possível. Falta-nos fé. Por isso, neste aniversário, eu vou pedir que Deus me encha de fé, uma fé viva, forte e transformadora. Pois assim será mais fácil realizar meus sonhos e materializar os meus pedidos.

Senhor Jesus, seja a minha luz, a minha força, o meu apoio, o meu consolo, a minha fortaleza nesses próximos 60 anos e na eternidade inteira. Nesse trigésimo ano de vida, entrego em Suas mãos os meus três maiores projetos: a questão espiritual e de serviço ao próximo, o profissional (a “exe”) e a questão afetiva, a família que eu formarei. Só isso (tudo)! Amém.”

Uma decisão!!!




"Toda decisão que você toma não é uma decisão sobre o que você faz. É uma decisão sobre Quem Você É. Quando você vê isso, quando você entende isso, tudo muda. Você começa a ver a vida de um modo novo. Todos eventos, ocorrências e situações se transformam em oportunidades para executar o que você veio fazer aqui." (Neale Donald Walsch)

Ontem, dia 04 de outubro de 2009, eu tomei uma decisão importante. Na verdade, a decisão já havia sido tomada, meu coração clamava e me direcionava para um novo caminho a ser seguido. Ontem, eu apenas declarei publicamente a nova vida que pretendo assumir como membro da Igreja Batista da Liberdade, como filha de Deus e como ovelha do meu grande Senhor e Pastor Jesus Cristo.

Não é todo mundo que entende a alegria de fazer parte de uma comunidade que tem como propósito de vida caminhar alinhada aos ensinamentos de Jesus e à Palavra de Deus, manifestado pelo estudo bíblico disciplinado, pelo serviço ao próximo, pela adoração e proclamação do evangelho, pelo trabalho ético e transparente, e pela comunhão entre os irmãos.

Eu cresci dentro da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Juiz de Fora/ MG. Nunca fui aquela católica apenas de frequentar as missas aos domingos e não ter compromisso com nada. Particularmente, isso jamais seria capaz de suprir minha necessidade espiritual. Sempre precisei de mais do que apenas um ritual, precisava de uma verdadeira e intensa comunhão com Deus e com as pessoas. Acho que as igrejas deveriam ter este foco - oferecer trabalho, serviço, integração real com a comunidade, estudo, além (é óbvio e o mais importante) de oferecer o alimento espiritual, o conteúdo e a orientação capaz de desenvolver e solidificar em seus fiéis virtudes e valores morais elevados.

Precisamos aprender tantas coisas nesta vida. Uma vez, li uma frase que dizia mais ou menos o seguinte: "Você é capaz de se preocupar apenas com a sua salvação sabendo que tantos sofrem e choram neste mundo?” Esse questionamento sempre penetrou o universo das minhas aspirações, dos meus desejos e dos meus pensamentos. Acho que todo cristão tem o dever de auxiliar o seu semelhante. Eu não sei dizer exatamente como, pois também estou tentando descobrir esse “meu compromisso no mundo”, mas tenho convicção que esta Terra não é uma colônia de férias, é um mundo em construção.

Mas para construir esse novo mundo, é necessário “reconstruir” as pessoas que nele habitam. É necessária uma reformulação interior de nossos desejos, de nossa conduta, de nossos valores, de nossas atitudes, de nossa consciência, de nossas ações, de nossos sentimentos e muito mais!
Não é tarefa fácil. Claro que não é. Por isso, precisamos de um apoio sólido, firme, verdadeiro, ético e elevado espiritualmente. Afinal de contas, a carne é passageira, eterno é o nosso espírito. Então, por que não nos convertermos o quanto antes aos bens que regem esse novo mundo que, muito em breve, vamos experimentar?

Minha decisão está aí. Deus colocou diante de mim a oportunidade de crescer espiritualmente, de recomeçar uma nova vida de fé, voltada totalmente aos ensinamentos de Jesus Cristo. Pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Além disso, quero dar minha contribuição. Não posso ficar parada diante de um mundo que está se autodestruindo e onde as pessoas estão adoecendo. Acredito que posso usar os meus “talentos”, os dons que Deus me concedeu, para transformar esse mundo e as pessoas.

“Como sal da terra e luz do mundo, o cristão tem o dever de participar de todo o esforço que tende ao bem comum da sociedade em que se vive. Inclusive de guardar a obra de Deus. Entretanto, o maior benefício que pode prestar é anunciar o evangelho. O bem estar social e o estabelecimento da justiça entre os homens dependem, basicamente, da regeneração de cada pessoa e da prática dos princípios do evangelho na vida individual e coletiva”.

Esta pequena citação fala de três áreas que desejo muito desenvolver minha vida profissional.
- Responsabilidade Social: trabalhar para o bem comum da sociedade em que se vive.
- Sustentabilidade: guardar a obra de Deus.
- Comunicação: anunciar o evangelho.
Hoje, descobri a FONTE que irá alimentá-las de uma forma mais consistente e transformadora. Estou muito feliz, pois sei que essa renovação começa, a partir de hoje, em minha vida. E eu aceito! Minha resposta é SIM!!!






CONVITE DO BATISMO:

Querido Jesus

Não sei como te agradecer por ter me dado a oportunidade de lhe conhecer de uma forma mais concreta e, ao mesmo tempo, muito mais divina. Estou conseguindo compreender que sou sua filha amada e que posso segui-lo e estar sempre em sua companhia, ainda que eu não mereça. Seu amor é infinito e é o único bem de que realmente precisamos. Seja sempre meu amigo, meu companheiro, o Senhor dos meus passos, dos meus sonhos e do meu caminho. Desejo muito conhecer a sua Palavra, seguir as suas orientações, tornar-me uma pessoa mais humana e útil enquanto eu viver aqui na Terra.
Para manifestar todo o desejo do meu coração, serei batizada em nome do Pai, meu querido Deus Criador, em Seu nome, Jesus, e em nome do Espírito Santo. Esta será a prova da minha decisão, da minha humildade e de minha fidelidade. Transforma-me, Senhor, e renove a minha vida, segundo a tua vontade e a tua graça.


Raquel Corrêa


Dia 04 de outubro, às 11h, na Igreja Batista da Liberdade.
Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo/ SP.