quarta-feira, 14 de julho de 2010

Somos companheiras...

Querida irmã


Eu acredito sim, só tento não dar tanta ênfase (importância) a esses fatos, mas que eles acontecem e são reais, isso são! Por exemplo, segunda-feira, quando fazíamos nossa oração lá em casa, comecei a sentir uma dor na nunca também, parecia um peso e cheguei até ter um pouco de mal -estar e dor de cabeça, mas coisa leve. Eu sabia que se tratava de algo espiritual e me deu até vontade de parar a oração e ir para o meu quarto ficar quietinha, mas resisti. Comecei a me concentrar mais, focar meus pensamentos em Jesus, na figura dele e na sua intensa luz. As meninas nem tem ideia, mas minha luta ali foi grande. Eu queria sair dali a todo o momento (ou queriam que eu saísse da Presença do Senhor, pois Ele mesmo disse "onde tiver dois ou mais reunidos em meu nome, ali eu estarei"). Consegui resistir e fui dormir. Pensei em rezar novamente, mas não consegui de cansada que eu estava. Acordei na manhã seguinte meio mal por ter sentido isso, por não ser forte o suficiente, por me permitir conectar com essas energias inferiores. Sabemos que a "culpa" é nossa mesmo, são nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossas dúvidas, conflitos e, principalmente, nossa falta de fé que nos leva a sofrer essas coisas. Ficamos debilitados, mas a receita para evitarmos este mal nós já sabemos, o problema é que não a colocamos em prática.

Quero te falar outra coisa, aproveitando essa questão de falta de fé e de desânimo. Lembra como eu estava ontem? Fiquei muito feliz e agradeci a Deus por ter conversando com você. Falei que estava precisando ir num centro espírita, ouvir uma palestra e me sentir um pouco mais confortada ou consolada, pois me considero frágil e limitada demais à svezes. Cheguei em casa e fui buscar o "evangelho segundo o espiritismo" para ler, mas não o encontrei. Lembro que escondi para as meninas pararem de falar na minha cabeça, como se aquele objeto atraísse espíritos ou coisa parecida rsrs. Então resolvi pegar minha Bíblia mesmo. Pensei comigo:´"é muito legal ver pessoas crentes, fiéis, católicos, evangélicos ou o que seja dando um valor sobrenatural à PALAVRA DE DEUS, a única forma concreta de comunicação do Nosso Criador com seus filhos, um manual de instrução, de ensinamentos, de consolo e de ânimo. Sim, ânimo = fé. Li Hebreus 11 e fiquei impressionada. É maravilhoso demais os escritos que encontramos nela. Eu, às vezes, fico chateada comigo mesma por não dar ainda o devido valor a este presente que os principais seguidores de Cristo - as pessoas mais fiéis e mais crentes em Deus, os mais corajosos, profetas, pessoas simples, servos ou mesmo pecadores (pois todos foram, e todos nós somos)- se dispuseram a criar para manter acesa a chama da fé em Deus, para nos mostrar O caminho, para falar de Jesus. A Bíblia é o livro mais lido no mundo até hoje. Não é a toa, né?

Num momento de oração, Deus me disse (à minha maneira de entender né? rs) " É hora de lavar o rosto, como José do Egito, ou de comer algo e reanimar, como Davi, ou de subir as montanhas e enfrentar os gigantes como Calebe, ou de levantar e ir, como Abraão ou de, simplesmente, confiar no Senhor, o teu Deus." Tem noção do poder dessas palavras, irmã??? Eu aprendi que Deus criou o mundo por meio de Sua Palavra: "Haja luz" e a luz se fez. "E o Verbo se fez carne", e Jesus, nosso Senhor, chegou. Eu creio no poder da palavra de Deus e ontem Ele me disse que eu não devo ficar desanimada, que devo levantar a cabeça e enfrentar as coisas, é para isso que estamos aqui. Devo me submeter aos desafios que a vida impõe com obediência, resignação, ânimo, confiança e fé. A fé é o pré-requisito para Ele mover montanhas a nosso favor, entende? Sabe por quê tanta coisa já conquistamos e conseguimos até hoje? Porque acreditamos em Deus, confiamos nos talentos que Ele nos deu, confiamos na sua proteção, confiamos que as coisas darão certo se for para o nosso bem, para o bem de nossos irmãos e para a glória do nome dEle.

Sei que é normal, humanamente dizendo, ficar desanimada, angustiada e frágil, mas é nesta hora que devemos dar prova da nossa fé e da nossa confiança. É nesta hora que devemos declarar que somos filhas e filhos de um Deus Supremos, Todo-Poderoso e infinitamente amoroso. Assim, teremos condições de dar testemunho para as outras pessoas, assim seremos diferentes, assim poderemos mudar um pouquinho a "vibração negativa" que tenta se instaurar à nossa volta. Entendeu? Trevas não se misturam com a luz. Mas a Luz espanta toda e qualquer treva, mesmo que seja um pequeno fecho. Nós fazemos parte da única e verdadeira fonte de Luz que existe neste Universo, Deus. Viemos dEle e um dia para Ele voltaremos. Por sua imensa bondade, Ele nos deixou o Caminho - nosso Senhor Jesus Cristo. Não aprendemos que Jesus é a Luz do Mundo, o Caminho, a Verdade e a Vida? Ele nos disse: "Ninguém vai ao Pai senão por mim.” Ele assumiu nossa humanidade para que pudesse se tornar a ponte perfeita entre o criador e as criaturas. Respeito todas as religiões, você sabe, mas Jesus para mim é inquestionável. Para mim, ele é Deus, porque está em Deus, na total unidade do Espírito Santo de Deus.

Não precisa ligar para o Eraldo para ele te falar que tem que acender vela azul ou incenso de Sant German (rsr tô zuando, mas ele me disse isso uma vez). Não precisa! Feche seus olhos onde estiver, pense em Jesus, peça a Ele que seja sua companhia por alguns minutos, se debruce em seus braços, estenda suas mãos, peça colo (como diz o Pe. Marcelo Rossi). Não precisa nem falar, Deus sabe de tudo. Somente permaneça em sua presença. Para se fazer uma boa oração, muitas vezes não é preciso falatório, apenas de um coração aberto e da nossa humildade. Algumas vezes, sento em minha cama e peço a Jesus que se sente ao meu lado. Nem rezo, propriamente, como a maioria das pessoas, mas elevo meus pensamentos a Ele e deixo que Ele fale comigo, não eu. Confesso que na maioria das vezes, não consigo escutá-lo. Na grande maioria das vezes! Mas tb a "culpa" é minha. Quantas vezes fico ali quietinha , mas me deixando levar por pensamentos idiotas, mundanos e preocupações supérfluas... Deus não divide espaço com nada, Ele é absoluto. Nossa entrega tem que ser total, e só conseguimos isso por meio de muitos exercícios. Portanto, comece já. Reserve 20 minutinhos do seu tempo, todos os dias, para ficar com Jesus. Para desfrutar da sua companhia, para não fazer mais nada a não ser ficar em sua Presença. Com o tempo, começaremos a ouvi-lo. Convide o Rui para orar toda semana com você e fazer um estudo da Bíblia. Ele ficará feliz e vai se empolgar rs. Isso, irmã, fará toda a diferença.

Mas não quer dizer que não passaremos por tormentas e crises. Lembre-se, isso são desafios, oportunidades de crescimento e fortalecimento humano e espiritual. Outro dia, comentei com o Gu que "problemas não existem, o que existem são questões a serem resolvidas." Algumas estão ao nosso alcance, outras não, mas precisamos enfrentá-las - com ânimo, com coragem, perseverança e fé. Se eu tivesse procurado aquilo que eu queria ontem, talvez hoje não tinha escrito tudo isso para você (e para mim também). Portanto, creio que Deus tem me mostrado o melhor caminho a seguir e simplificado a minha vida. Estou muito feliz por isso! Que Jesus esteja em nossa companhia – agora e sempre!!!

Beijos
Amo você!!!
Raquel

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Coisas de filha e pai...













Oi Pai!
Tudo bem? Essa cartinha é só para compartilhar alguns pensamentos que tenho em relação a Deus, a espiritualidade, entre outros assuntos que de vez em quando a gente compartilha. Você sabe que esse é um dos meus assuntos preferidos rs. Isso porque o setor espiritual, para mim, é de suma importância, pois entendo que a vida aqui nesta Terra é rápida e passageira. Daqui, nada de material levamos, apenas o que enriquece e fortalece o nosso espírito. Entendo que estar viva hoje, neste mundo, neste momento, é uma grande benção, uma oportunidade 'ímpar' para evoluirmos, converter-nos aos verdadeiros valores (os espirituais e os morais) e contribuir para a instauração do reino de Deus, ou seja, construir um mundo de paz, justiça, respeito, harmonia e amor.

Hoje, o que mais faz sentido na minha vida é fazer parte deste projeto, colaborar com este trabalho de transformação da sociedade. Por isso desejo tanto trabalhar com responsabilidade social e sustentabilidade. Como profissional de comunicação, acredito que posso contribuir bastante para informar as pessoas, despertar a consciência, estimular hábitos e atitudes mais respeitosas em relação ao próximo e até mesmo em relação ao meio ambiente. Quem me ouve falar assim pode até pensar que sou uma cidadã exemplar, uma pessoa comprometida da cabeça aos pés com o bem-estar de todos, com a ética e a justiça, um ser humano 'evoluído',como dizem alguns. Mas eu não sou, tenho plena conciência disso, mas reconheço que tenho tentado dia-a-dia colocar em prática esses valores, modificar meus pensamentos e adotar uma nova postura em todas as situações.

Por conta deste próposito é que se justifca a minha constante busca por religião, ou seja, por uma prática comprometida com bem de todos e com a transformação do mundo. Como você mesmo disse, apesar de sempre ter sido católica, busquei e participei de algumas, aprendi coisas novas, troquei de teorias, me permitir conhecer e viver coisas diferenças. Na verdade, pai, eu não estava tentando me encontrar, como você cita na carta que escrevu para mim. Já sei quem eu sou e o que vim fazer neste mundo. O que eu queria mesmo era uma estrutura sólida, totalmente comprometida com a ética e o bem, um lugar onde eu pudesse me apoiar, me fortalecer, aprender, compartilhar, crescer e evoluir e, depois, ajudar os outros.

Todos nós precisamos de uma base sólida e segura para viver, todos nós precisamos de parâmetros para crescer e contribuir neste mundo. Hoje em dia, percebo que cada um segue sua própria consciência, seus próprios valores, ses próprios conceitos, as suas 'verdades'. Claro, eu também tenho as minhas. Quem não as tem? Afinal de contas, a liberdade é um dos maiores bens. A questão é como exercer esta liberdade, esse preciosos patrimônio. Somos responsáveis? Temos discernimento e sabedoria suficientes? Pensamos nas consequências que cada uma de nossas ações resulta, seja em nossa própria vida, na vida do próximo, das pessoas que amamos, da nossa comunidade, do meio ambiente, nos exemplos que podemos ou deixamos de dar? Ou simplesmenteexercemos uma liberdade egoísta e mesquinha, voltada somente para nossa satisfação pessoal? Acredito que para tudo há certos limites, até mesmo para a liberdade que nos foi concedida. Por conta dessa falta de limites de valores é que estamos vivendo em situações tão complicadas e tão tristes. Situações qe provocam sofrimentos, dúvidas, angústias e até mesmo violência.

Fico feliz ao constatar que, mesmo ainda nesta busca por ensinamentos morais elevados, muita coisa já faz parte da minha conduta. E isso eu devo a você e a mãe. Vocês são pessoas completamente diferentes. Praticamente em quase todos os aspectos vocês entram em atrito. Mas como todo ser humano, vocês têm dois lados, e eu aproveitei bastante o lado positivo de vocês - e até o negativo! Risos...

Com você, pai, eu aprendi a repeitar e conviver com todos, seja quem for, o que tenham feito, suas crenças e valores. Com você, aprendi que somos todos iguais e que preconceito é uma coisa muito feia. Com você aprendi que não precisamos esconder nada, mesmo que tenhamos feito alguma muito errada. Entendi que a espiritualidade começa dentro de nós mesmo, aprendi a cultivar as amizades e a alimentar cada vez mais esta rede que nos sustenta nos delicados e nos grandes momentos da vida. Aprendi que um abraço e um colo de pai é a situação mais segura e confortável do mundo. Que é possível sorrir mesmo nos momentos mais difíceis, e que viver Nelson Gonçalves , Fagner, Joana, Martinho da Vila domingo de manhã é uma delícia!

Com a mãe aprendi que a vida é coisa séria e que precisamos 'andar na linha'para vencê-la e conquistar nosso espaço. Aprendi que as obrigações não são um peso, elas fazem parte da vida de qualquer ser humano. Fugir só irá atrasar nossa caminhada e nos prejudicar. Enfrentá-las nos torna mais fortes, mais guerreiros e mais valentes. Com a mãe, aprendi que mentira tem perna curta. E tem mesmo! Que em toda e qualquer situação, ela é o pior caminho, a pior escolha. Aprendi a dar valor a cada centavo que ganho e que mesmo sendo pouco, com consciência, economia e uma atitude responsável podemos fazer muito. Com ela, aprendi que o lar é nosso verdadeiro porto seguro e que mãe é tudo numa casa. Não há palavras para descrever tamanha dedicação, preocupação e atuação. Ela nunca descansa, trabalha mesmo de longe por meio de suas orações.
Que lições mais lindas vocês nos deram! Se eu conseguir transmitir um pouco dessa educação para meus filhos, ficarei muito feliz. Acredito que eles também, poi eu sou uma pessoa muito feliz e abençoada por ter vocês. Como nosso propósito aqui na Terra é encontrar a felicidade e distribuá-la aos outros, eu quero compartilhar um tesouro que tem preenchido de forma sobrenatural a minha vida - o relacionamento que estou desenvolvendo com Deus. Todo dia, tenho uma prova de seus poder e seu amor. Pode parecer estranho, eu sei, falar assim como se eu nunca tivesse me importato com Ele, mas é uma relação diferente agora. Reconheço que vocês sempre estimularam a gente - eu e meus irmãos - a rezar, ir na missa e participar das atividades da igreja. Mas eu queria mais, achava que tinha que haver mais, mais conhecimento, mais estudo, mais comunhão, orações em família, mais comprometimento e entendimento. Não me lembro de ter participado de uma oração em conjunto, em nossa casa, quando ainda todos morávamos juntos. Lembro das festas, da participação dos vizinhos, amigos, familiares, bebidas, músicas, mas nunca participei de um momento especial dedicado a Deus, uma pausa para agradecer Àquele qe nos protege, nos ampara e nos concede todo o bem da Terra.

Talvez vocês justifiquem que vocês ensinarem, mas cada um deveria fazer sua parte e que vocês não poderiam nos obrigar a nada. Tudo bem, concordo. Mas a gente só se sente obrigada a fazer alguma coisa quando não detectamos relevância no fato ou quando não concordamos. Mas como podemos discordar de alguma coisa se nem experimentamos, se nos falta conhecimento e até incentivo? Hoje, por conta da igreja (a Líber), das meninas que moram comigo (a Ana e a Ju) e da Execultive (Tami e Renata) estou descobrindo a alegria de orar em união, chamar a Deus para o nosso meio e compartilhar com Ele nossos sonhos, anseios e receios. A gente se sente mais forte, mais unidos e mais parecidos uns com os outros. Afinal de contas, somos filhos do mesmo Pai.

Por falar em Deus, era isso que eu queria compartilhar com você, pai. Quando estive te visitando no iníco desse ano, você disse que estava muito satisfeito. As dificuldades maiores haviam passado, seus produtos foram aperfeiçoados, as vendas melhorado e agora você estava morando de frente para o mar, sonho que aimentava há anos. Em um determinado momento, você olhou o céu, o mar, as montanhas e disse que para você Deus era isso, uma natureza magnífica e absurdamente bela. Fiquei muto fliz em perceber sua sitonia com o Criador. Sim, podemos ver e sentr Deus em tudo que vemos ou sentimos, em cada detalhe em cada ser vivo, na natureza, no céu, em nossos semelhantes e até nos microrganismos. Tudo é muito rico e complexo. Mas, acredite, tudo o que vemos é somente parte de uma grande obra cujo autor é nosso Deus. Fico imaginando seu poder e sua plenitude frente a essa magnífica obra, a todo esse universo que, segundo cientistas, não pára de se expandir. Se não temos noção sequer de toda sua criação, quem dirá do próprio Criador. Já dizia o famoso cientista fracês, Luis Pasteur, 'o conhecimento limitado nos afasta de Deus, o conhecimento profundo nos aproxima."

Acho que é assim mesmo. Para reconhecermos o nosso Deus basta olhar o mundo a nossa volta. Estar com o Pai é muito simples, experimentar seu poder nao exige nenhum ritual ou fórmula mágica. Basta querer, ter fé e se abrir. Querer é fácil, mas ter fé e se abrir é um processo que exige muito exercício e dedicação da nossa parte. Tenho me esforçado, mas confesso que estar ao lado de pessoas mais 'adiantadas' facilita muito. Além disso, como disse anteriormente, a comunhão entre os irmãos também é essencial, pois nos inspira e nos fortalece. Por favor, não deixe de ensinar e transmiti isso para o Giovane. Queria tanto, pai, que nós tivêssemos tido a chance de exercitar essa comunhão com Deus todos juntos. Aposto que as coisas seriam diferentes, que não teríamos passado por tantas dores e 'traumas'. Teríamos encontrado caminhos e soluções, teríamos aguentado as fortes ondas da vida e superado as dificuldades juntos. Juntos! Mas agora você tem a chance de transmitir isso ao Giovane, para as pessoas que convivem com você e também para aqueles que cruzarem seu caminho. Deixem que eles levem um pouquinho da sua fé e da sua luz. Porém, o mais importante é cutivar e exercitar, em casa, no dia-a-dia, ao lado das pessoas com as quais convivemos, a fé e o relacionamento com Deus. Depois a gente pode compartilhar. Pois para transmitir algo precisamos ser exemplos, não é mesmo? Pense nisso quando tomar uma latinha de cerveja na frene do Giovane. Desculpe, não resistir em cutucá-lo... A quesão é que eu também acredito que para se ter um bom relacionamento com Deus precisamos adquiir e adotar bons hábitos. Preciamos também valorizar o que somos, a vida que recebemos e a vida das outras pessoas também. Sou chata e vivo falando essas coisas porque amo muito você, pai, e me preocupo com o meu irmãozinho. Que Jesus os ampare e os guarde sempre. Com carinho... Raquel

terça-feira, 6 de julho de 2010

Um mês de namoro...

















Hoje, estou completando 1 mês de namoro e sabem qual foi a primeira coisa que o Gu fez? Me ligou para orarmos - por telefone mesmo. Agradecemos imensamente a Deus por estarmos juntos, pedimos mais uma vez a benção de Jesus e que nunca nos falte sabedoria e amor. Muito amor!

Esse foi o melhor presente que eu poderia receber. Ainda me falta palavras para expressar a felicidade que estou sentindo por ter encontrado uma pessoa como ele. E, o mais importante, por nós dois concordamos e acreditarmos que Deus tem que estar em primeiro lugar.

Sempre sonhei em encontrar alguém que tivesse fé em Deus, que não se importasse muito em frequentar igreja (religiosamente rs), que gostasse de estar em comunhão com os irmãos em Cristo, que se derramasse em oração e que tivesse, pelo menos, o desejo de desenvolver uma conduta de acordo com o Evangelho de Jesus. Essa pessoa apareceu... E ele estava bem "debaixo do meu nariz", dentro da igreja da qual faço parte.

Bastou uns três encontros, duas gafes que cometi com ele, a visita da minha mãe (que foi nosso elo) e um abraço maravilhoso que demos um no outro, espontaneamente, depois de termos assistido a um show, para decidirmos ficar juntos para valer. Foi tudo rápido, nem deu muito tempo de pensar. Nossas emoções nos conduziram rapidamente para um compromiso sério, cheio de carinho e de doação.

Eu sinto vontade de compartilhar essa alegria com muitos outros casais. Sinto vontade de dizer que eles podem sim ser muito felizes com aquela pessoa que Deus nos reservou. A receita é simples, não custa nada, não demanda muito sacrifício. Basta desejar ter Deus como Senhor e guia absoluto de nossas vidas. Basta buscá-lo, solicitar sua ajuda e convidá-lo para que Ele viva no meios e dentro de nós. Mas é muito importante que numa relação isso seja feito pelos dois, juntos!

Domingo passado, ouvi o pastor da minha igreja dizer a um jovem casal que Deus é Amor. Por isso, se um dia o amor deles esfriar ou faltar, que era só pedir a Deus que o restaurasse. Ele assim o fará quantas vezes for preciso. Sabemos que somos muito limitados, fracos, imperfeitos e incapazes de amar, por isso precisamos dEle para que nossa união seja forte, estável e feliz.

Jesus é o único elo de amor entre os homens. Se Ele nos faltar, ficamos sujeitos às armadilhas e  dificuldades do mundo, nos afastamos das pessoas e deixamos que sentimentos negativos invandam nosso coração. Entretanto, alguns podem perguntar: "É possível viver sem Jesus?" Claro que sim, basta olhar a nossa volta... Como está nosso mundo hoje? Feliz, seguro, harmonioso, igualitário? Não! Mas estamos vivendo, não estamos?

Deus nos deu a vida gratuitamente, por sua pura e imensa graça, e não nos cobra nada em troca. Mas, podemos observar a diferença entre aqueles que vivem verdadeiramente orientados pelo amor do Pai e os outros que preferem desconsiderar esta dádiva. Apesar de convivermos no mesmo "espaço", a forma de enxergar o mundo, as atitudes e os valores são bem diferentes. Infelizmente, ainda são poucos os irmãos convertidos em Cristo Jesus.

Podemos viver sem Deus, mas de uma maneira incompleta e sem muito sentido. Mas, para se ter uma vida plena, sabemos que é preciso SER de Deus de verdade. A fé, a humildade e o coração sincero são os únicos ingredientes para uma relação de sucesso com Deus. E, como diz o meu Gu, "com Deus é sucesso garantido."

"Pai, gostaria tanto que as pessoas entendessem isso. Gostaria que as pessoas se dispusessem a viver umas com as outras corajosamente, que elas recheassem suas relações de respeito, carinho, consideração e amor. Muito amor! Gostaria que o Senhor fosse o amálgama entres os homens e, principalmente, entre os casais. Que o Senhor fosse nosso Guia Absoluto, a Luz que ilumina nossa vida e o Propósito que precisamos para seguir. Particularmente, eu não teria o menor ânimo de passar por esta terra se não fosse pela esperança de um dia ver o seu reino ser instaurado. E nós, seu filhos, tendo a chance de vivermos em sua companhia, sob a sua Luz, para sempre. Que esse dia chegue logo, em nome de Jesus. Amém!"

P.S.: "Pai, abençoe e proteja o Gu para mim. Obrigada por esse presente. Permita que sejamos muitos felizes para honra e glória do Seu Nome. Te amo muito!!! Amém"