segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Nova rota

Basta uma pequena e simples atitude para mudarmos a rota das nossas vidas. Basta um simples desejo, uma simples decisão... No entanto, esta "pequena e simples atitude", para se manifestar concretamente, precisa estar impregnada de uma grande dose de coragem e, sobretudo, alinhada aos nossos sentimentos mais íntimos, aqueles que insistem em se manifestar enquanto nós insistimos em mantê-los sufocados em algum canto do nosso coração.

Para mim, 2012 foi um ano de realinhamento. Estava caminhando no sentindo contrário aos meus ideais e minhas crenças. E, o pior, tendo consciência disso, mas sem coragem (ou ânimo) para mudar a rota. Mas como tudo na vida tem as suas consequências, as desta situação não tardou em se manifestar, de várias maneiras possíveis, parecendo até me agredir, mas na verdade elas só queriam me chamar a atenção para as atitudes que eu estava tomando contra mim mesma, contra minha essência e minha natureza.

No fundo, quando estava sozinha no meu quarto meditando ou orando, eu tinha clareza do que estava fazendo comigo, mas eu estava (entre aspas) na zona de conforto, acreditava que era só insistir mais um pouco que logo para as coisas se ajeitarem. Essa é a pior atitude que podemos ter em relação à Vida, em relação à nossa própria vida.

Creio que Deus não nos criou para ficarmos esperando Sua divina atuação o tempo todo. Ele nos criou com um potencial enorme, cheios de qualidades, livres e, sobretudo, destinados à felicidade. Como podemos nós ignorar essa tão grande e abençoada dádiva e nos sujeitarmos às coisas que nos parece 'mais convenientes' e 'superiores', de acordo com o julgamento de um pequeno número de pessoas?

Não, absolutamente meu coração me alerta que não faço parte disso, e eu tenho certeza! Quando não conseguimos mais suportar a ilusão- por que não dizer a hipocrisia - fica claro que a rota já deve ser mudada, senão há tempos. Por esta razão, eu resolvi  mudar a rota do meu destino este ano. 

Esta decisão se manifestou concretamente quando estava no Rio de Janeiro acompanhando a Rio+20 e com a passagem de avião de volta para São Paulo comprada. No dia da partida, ao invés de pegar o voo de volta, peguei um ônibus no terminal rodoviário e fui para Juiz de Fora recarregar minhas energias e me fortalecer para recomeçar minha caminhada, agora de volta ao rumo que meu coração me indicava. Esta atitude pode até parecer simples para alguns, mas para mim foi extremamente significativa. 

Sinto-me muito melhor agora, ainda que continue enfrentando alguns desafios desagradáveis. Mas nada é melhor do que viver na verdade e na honestidade, fortalecendo ainda mais meus valores e minhas crenças. Viver de forma coerente, sem se preocupar em agradar as pessoas, sem se preocupar em estar "enquadrada" em um sistema ou a uma comunidade deste mundo, nos torna mais fortes e felizes prontos para ajudar e  para crescer ainda mais. 

Agora estou eu tentando caminhar firme na direção da luz que está sendo oferecida a mim. Inicio  2013 imensamente grata!