segunda-feira, 4 de abril de 2011

A partir do próximo amanhecer














Dia 1º de abril de 2011, o despertador tocou às 5h46 e eu ainda pensei durante 30 segundos se teria mesmo coragem para levantar da cama. Como no dia anterior eu havia ouvido de uma personagem da novela das oito que, às vezes, precisamos dar uma ordem para a gente mesmo, resolvi seguir a instrução e falei comigo mesma: “Raquel, deixe de preguiça, levanta dessa cama agora. É para o seu próprio bem!” Por um acaso, você acha que eu me desobederia? Minha consciência falaria comigo o dia inteiro se eu não atendesse.

Seis horas da manhã e eu já estava pronta para dar um passeio no Parque da Aclimação, um dos lugares que eu mais gosto aqui em São Paulo. Estava meio friozinho, mas resolvi ir sem agasalho, pois a ideia era fazer o corpo acordar. Isso não demorou a acontecer. Impossível ficar indiferente aos sons do início de uma manhã. Engraçado como os cantos dos passarinhos se destacam em meio a outros barulhos, as folhas das árvores parecem estar mais verdinhas, os primeiros raios de sol entre as árvores e refletindo nas águas do lago é uma das belezas mais singelas e sublimes. Não acredito que perderia todo esse espetáculo só para ficar mais alguns minutos na cama.

Fiz uma caminhada no parque na companhia de diversos velhinhos, principalmente japoneses. O bairro fica próximo a uma das maiores concentrações de orientais em São Paulo. Eles são disciplinados e cuidam com rigor da saúde, mas bonito mesmo é ver casais que não se incomodam em fazer suas atividades físicas de mãos dadas. A maioria anda assim, sem pressa, sem estresse, apenas curtinho a companhia um do outro, conferindo a paisagem e respirando um ar mais limpo. Talvez eles já tenham aprendido o que realmente vale a pena nesta vida.

Decidi que a partir deste amanhecer, também quero aproveitar mais e melhor o tempo que eu disponho. Não é muito, em virtude das centenas de atividades que a gente se envolve ao longo do dia, desde as tarefas profissionais, pessoais, de casa, dos outros etc. Por isso, muitas vezes, a gente precisa fazer escolhas e tomar atitudes. Em primeiro lugar, eu decidi que vou cuidar da minha saúde, do meu bem estar e da minha qualidade de vida - física, emocional e espiritual. E a primeira atitude foi acordar às 5h46, "hora da vitória", estipulado por mim, pela fé. Não dizem que Deus ajuda quem cedo madruga? Então, eu farei a minha parte. O resto é com O Senhor.

Quero, a partir do próximo amanhecer, ser eu mesma, cuidar mais de mim e me divertir mais. Quero aprender, ouvir coisas boas, ficar longe de preconceitos, hipocrisias e verdades egoístas. Quero ter mais contato com a natureza, viver de uma forma mais simples, ter tempo para brincar e para fazer um trabalho voluntário que faça a diferença na vida de alguém. Quero passar mais tempo com o meu amor aproveitando o presente e sonhando com o futuro, juntos e felizes. Quero trabalhar, e bastante, naquilo em que eu acredito, servindo a Jesus e contribuindo para a construção de um novo mundo, com mais esperança, responsabilidade, consciência e caridade. Quero fazer valer o tempo que Deus me concedeu aqui e, claro, contemplar o nascer de um novo dias todas as manhãs, para que eu possa renovar minha esperança e recarregar minhas baterias.

Nenhum comentário: