segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Primeiro desejo realizado!




Quem acompanha meu blog (se é quem tem alguém que o acompanha) provavelmente vai se lembrar do texto "20 pedidos até 2020" que eu escrevi em agosto. Eu encabecei a lista dos desejos que pretendo cumprir em 10 anos. Claro que tem muita coisa "impossível" nessa listagem - digo, aparentemente impossível - pois, na verdade, há algo embutido nessas frases que não podem ser declaradas ainda.

Mas a questão é que o primeiro item da minha humilde lista é "andar de avião". Eu estava inconformada por ouvir tanta gente falando de viagens, vôos, aeroportos, companhias aéreas, serviço de bordo, e eu nunca ter passado por isso. Por mais que eu leve à sério a questão da sustentabilidade do planeta e o problema do aquecimento do global, eu queria viver esta experiência.

Desde então, comecei a juntar em um cofrinho moedinhas de 1 real. Toda moeda que caía em minhas mãos ia para lá. E quando eu via alguém com a moedinha escolhida para encher o cofre, também pedia para trocar. Eu acompanhava, semanalmente, o fundo de investimento. Ao mesmo tempo, acompanhava via internet as promoções das empresas aéreas. O destino não era o importante. Podia ser para o Rio de Janeiro (para visitar minha amiga Sula), para Curitiba (casa da minha prima), Porto Seguro (onde meu pai mora) ou para Juiz de Fora/ MG, minha terra de criação.

Pelas minhas contas, logo eu conseguiria comprar minhas passagens ou, pelo menos, uma delas (somente ida ou somente volta). No entanto, algo inesperado aconteceu. Dizem que a fé move montanhas, e eu sou a prova viva dessa máxima. Minha amiga Erica Munhoz, editora responsável pela revista P&S recebeu um convite para cobrir este mês uma feira do mercado industrial em Caxias, Rio Grande do Sul. Porém, o evento acontecerá na semana de fechamento da edição de novembro, e ela ainda está com várias tarefas a serem cumpridas antes de suas férias. Estávamos almoçando juntas quando, de repente, ela me perguntou se eu não gostaria de ir e fazer a cobertura. Nossa, foi um convite totalmente inesperado. Viajar de avião, para o sul do país, com todas as despesas pagas e ainda desempenhando a função de relações públicas e jornalista ao mesmo tempo? Demais!

Fiquei muito feliz! Tão feliz que, automaticamente e silenciosamente, agradeci a Deus pela oportunidade. Pai é pai, né! Atende até os nossos pedidos mais bobos. Ama tanto os seus filhos que faz de tudo para lhes arrancar um sorriso. Ontem, fui na Igreja para agradecer oficialmente o 'presente', e durante a celebração algo me comoveu. Cheguei em casa e tirei todas as moedas do cofrinho. Deu um total de R$ 138,00. Depositei o dinheiro na conta de um projeto da Igreja da qual faço parte hoje. Não é muita coisa, mas tenho certeza que poderá ser útil na obra de Deus. Além disso, com esta ação, aproveitei para interceder pela saúde da Erica e pedir a Deus que a ampare em todos os momentos da sua vida. Que ela continue servindo de instrumento nas grandes obras ou, simplesmente, nas pequenas ações.

Embarco amanhã cedo para Porto Alegre. O evento acontece em Caxias do Sul, de terça à sexta, mas no final de semana estou liberada. Vou passear em Gramado. Semana que vem eu volto cheinha de novidades. Podem apostar! "Obrigada, Papai do Céu, de novo obrigada!"


OBSERVAÇÃO:


A poluição proveniente dos aviões são também uma das causas do aquecimento global. Em uma viagem de ida e volta entre Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, um avião com capacidade para 150 passageiros emite 34,5 toneladas de gás carbônico.

Segundo os especialistas, um país de dimensões continentais como o Brasil precisa de opções de transportes pouco poluentes. Alternativas como o trem-bala levam tempo e muitos investimentos. Enquanto isso, uma ideia é substituir as reuniões de negócios com a presença de profissionais de vários lugares por telefonemas ou teleconferências.

Os passageiros também podem ajudar a diminuir a poluição, evitando deslocamentos desnecessários de avião. Algumas medidas antes e durante o voo fazem diferença para a qualidade do ar. Veja algumas delas:

- Diminuir a bagagem ao mínimo necessário. Cada quilo nas malas provoca a emissão de um quilo de gás carbônico, em uma viagem de cerca de dez horas;

- Dar preferência a voos diretos ou com o mínimo de escalas porque o pouso e a decolagem são os processos que mais consomem combustíveis e, portanto, mais emitem gases de efeito estufa;

- Usar o banheiro só quando necessário, pois cada descarga consome um litro de combustível, liberando quase 5 quilos de poluentes na atmosfera.

http://www.portalms.com.br/noticias/Poluicao-de-avioes-contribui-para-aquecimento-global/Brasil/Meio-Ambiente/959558331.html

Nenhum comentário: