quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Juizo atual



Esta semana, tive um sonho muito estranho. Eu havia morrido e meu espírito estava indo em direção a um salão com uma iluminação bastante escassa. No fundo deste local, havia uma mesa grande, imponente, de madeira maciça, parecendo ser antiga e muito pesada. Eu fiquei parada diante dela como se estivesse esperando para ser atendida. Do outro lado, chega uma pessoa que, por conta da penumbra, não consegui ver o rosto, não identifiquei quem era, mas passava um ar de seriedade. Ele chegou carregando um livro grande, também pesado, com uma capa antiga marron escura. Colocou em cima da mesa e abriu-o deixando bater sobre a mesa a dura e pesada capa. Levei um susto e tive noção de que naquela obra estavam registrados coisas ao meu respeito. Pensei: "Se eu morri, provavelmente, estaria sendo julgada. Meu Deus, será que serei condenada? Fui tão má assim?" Bateu-me um frio na barriga e eu continuei como estátua, muda, diante daquela cena. A pessoa que parecia estar coberta por uma capa escura, com capuz e tudo, apontou lentamente com seu dedo indicador a primeira linha. Sem ao menos sair do lugar, consegui identificar a palavra H I P O C R I S I A, com todas as letras em caixa alta. Não precisou virar o livro para o meu lado e nem se aproximar de mim, a palavra se destaca como um luminoso na minha mente. Tive certeza de essa era minha primeira "acusação". A pessoa continuou e apontou outra palavra: vaidade.
Logo em seguida, meu despertador tocou e eu acordei. Não deu tempo de ler toda a lista, nem de saber quel era o caminho que eu percorreria depois daquela apresentação. Só sei que esta palavra - hipocrisia- ficou martelando em minha cabeça durante toda a manhã. Na hora do almoço, contei meu sonho para minha amiga Tami. Para confirmar o significado de hipocrisia, ela decidiu recorrer ao dicionário. Encontramos a palavra e ficamos surpresas ao constatarmos que ela estava marcada. A Tami me perguntou se eu já tinha consultado. Respondi que não. Aliás, era a primeira vez que eu pegava o dicionário da empresa, pois costumo consultar pela internet o significado das palavras. Estranho... Alguém teve a mesma curiosodade que a gente e chegou a marcar com lápis.
Pelo significado da palavra, considero que sou mesmo, em alguns momentos, bastante hipócrita. Não gostaria, não mesmo, mas tenho que admitir que exagero no politicamente correto e nas regras para um aceitável relacionamento social. Não sei porquê tive esse sonho, mas sei que ele me estimulou a analisar minhas atitudes e meus sentimentos. Peço a Deus que tenha misericórdia de mim e me mostre onde e como eu posso melhorar. Ser hipócrita é pior do ser má, eu acho. Mas eu não quero ser nenhuma das duas coisas. Quero ser melhor a cada dia, mesmo que para isso eu tenha que passar por "acusações", exames de consciência e até provações.

Hipocrisia, segundo o Dicionário Aurélio, é o ato de aparentar uma vistude ou sentimento louvável que não se tem; fingimento; simulação; falsidade.

Nenhum comentário: