quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sete dias...



Está difícil assitir aos noticiários ultimamente. Do início ao fim, a gente só ouve e vê cenas de corrupção, lavagem de dinheiro, desvios de verbas, negociação de propina, violência, tráfico de drogas, assassinatos, enchentes, desmatamento, alto índice de poluição, aquecimento global, catátrofes ambientais, contaminação de alimentos, remédios caros, pessoas morrendo nos corredores dos hospitais, suicídios, exploração, desemprego, falências, baixos salários, guerras, intolerância, pessoas roubando em nome de Deus, matando em nome de Deus, perdidas, solitárias, estressadas, doentes, desequilibradas, um número significativo de divórcios, traições, racismo, consumismo desenfreado, dívidas, aumento do consumo de drogas, bebidas alcoólicas e calmantes, crianças abandonadas e jogadas no lixo, prostituição... Falta comida, falta moradia, falta escola, falta educação, falta formação moral, falta estrutura familiar, falta esperança, falta luz... A verdadeira luz!

Será que esse mundo tem jeito? Qual é parte que nos cabe diante de todo esse contexto. Estamos realmente preocupado com isso, com as pessoas, com o meio-ambiente e com nós mesmos? Por um lado, eu acho que não, mas Deus certamente está. E por ser o mundo criação total e absoluta de Deus, acho que um dia Ele pedirá conta do que nos foi dado por empréstimo. Imagino o Senhor Todo Poderoso do Universo aparecendo instantaneamente, um dia qualquer, para cada cidadão da Terra e informando que temos sete dias - apenas sete dias - para corrigir nossas besteiras, reformular processos, adquirir atitudes mais responsáveis e conscientes, despertar bons sentimentos, praticar a justiça e a solidariedade, compartilhar conhecimentos, ajudar o próximo, salvar a natureza e sermos mais generosos. Sete dias para reconstruir o Mundo. O que você faria? Qual seria seu plano, suas estratégias e suas primeiras ações? Eu gostaria de fazer um filme ou escrever um livro com esse título, em todas as línguas: sete dias, siete días, seven days, sept jours, sieben tage, sette giorni, set dies, syv dage, sedam dana, sewe dae etc.

Não teríamos escolha. Se nos faltasse fé o bastante para nos mobilizar, infelizmente, perderíamos a oportunidade de viver nesse novo mundo. Se não quiséssemos fazer parte do projeto, seja por má vontade, egoísmo, ganância, orgulho, preguiça ou o que for, também seríamos retirados à força da Terra e transferidos para uma nova morada, mais condizente com a nossa evolução moral e espiritual. Se alegássemos algum tipo de limitação, esta não seria justificada, pois todo mundo de algum modo pode fazer alguma coisa para o bem comum. E um não pode fazer pelo outro, a tarefa é individual. Sete dias, esse é o prazo! Agradeçam a Deus se ainda tiverem a chance de viver até o fim deste período, pois de uma outra para outra, nossa tragetória aqui na Terra acaba. Usufruimos o que nos foi concedido e, por isso, temos obrigação de deixar as coisas da melhor maneira possível para as próximas gerações. Pensam que levarão alguma coisa? Nada! Não deixe que sua única contribuição seja seu corpo, que se transformará em alimento para os microrganismos que vivem debaixo da terra.

Sete dias. Você é capaz de fazer alguma coisa?

Nenhum comentário: