sexta-feira, 28 de maio de 2010

Meio ambiente atrai talentos
















Conheço muita gente e, praticamente, todos os meus amigos ou pessoas que estão próximas a mim conhecem os meus sonhos e os meus propósitos. Porém, algumas coisas, alguns detalhes importantes, eu diria “os pequenos milagres e sinais da vida”, muitas vezes passam despercebidos.
Acho que eu ainda não contei para ninguém, por exemplo, que foi o título de uma reportagem que me trouxe concretamente a São Paulo. A vontade de me mudar já existia, pois é sabido que aqui se concentra a maior parte das discussões sobre sustentabilidade e responsabilidade social. Eu ficava angustiada ao ler tantas coisas da área na internet, ficar sabendo de tantos eventos e iniciativas acontecendo, mas eu estava longe. Tudo acontecia, crescia e despontava na capital paulista (eu digo capital do país).

Certo dia, peguei uma Marie Claire da vida, ainda em Minas, e li a matéria “Meio ambiente atrai talentos”. A reportagem, perdida no meio de assuntos sobre estética, beleza e comportamento, indicava alguns cursos de capacitação na área de sustentabilidade. Para minha “não-surpresa”, todas as instituições de ensino se localizavam em São Paulo. Não sei explicar, mas aquela reportagem ficou gravada na minha cabeça, anotei alguns sites e comecei a pesquisa.

Como sou uma pessoa de fé e sigo minha melhor intuição, não me desgasto muito com pesquisa, busca de referências e comentários negativos das pessoas, não sou o tipo insegura e preocupada. Acredito que Deus sempre dá a melhor direção quando O convidamos para estar na frente e, para comprovar, acabei escolhendo uma das melhores opções. Na loucura e no ímpeto do momento, fiz minha matrícula pela internet. Agora, eu tinha que ir, de um jeito ou de outro. As mensalidades eram caras, eu tinha que fazer valer o investimento que guardei durante um bom período em que trabalhei em Juiz de Fora. Mas a ceteza do meu coração me impulsionava, esta mudança radical já estava determinada no céu.

Arrumei as malas e cheguei aqui, nunca tinha pegado um ônibus em São Paulo, não tinha a menor noção de leste, oeste, norte e sul. Descobri o trajeto para chegar até a USP e fui com a cara e a coragem. Um tumulto de assustar qualquer mineiro mais antenado. No meio do caminho, eu ainda tinha que descer e pegar outra condução, em outra avenida. Quando fui chegando próximo à universidade, as luzes ficaram mais brandas, muitas árvores, um verdadeiro breu estava dominando a área. “Ah, Raquel – pensei comigo – você é maluca!” Em seguida, respondi a mim mesma: “Seja o que Deus quiser - literalmente! rs”

Cheguei atrasada logo na primeira aula, pois não tinha muita noção de tempo e de deslocamento nesta metrópole. Para minha surpresa e alegria, o coordenador do curso já me indicou algumas pessoas que moravam perto da minha casa, ou melhor , da casa da Óli, onde foi minha habitação durante dois meses. Naquele mesmo dia, conheci quatro amigas que moravam em Perdizes – Marisa, Mariana, Guta e a Maria Elisa. Toda semana, íamos para o curso juntas, pois elas revezavam o carro, como forma de não emitir tanto CO2 no meio ambiente.

MATA ATLÂNTICA


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
E, voltando ao assunto ‘meio ambiente’, hoje é 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica, estou em São Paulo há 1 ano e 9 meses e também estou completando 1 mês em meu novo trabalho, na função de assessora de comunicação do PACTO PELA RESTAURAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA. Eu não imaginava, propriamente, que um dia estaria atuando na área ambiental, mas hoje eu estou muito feliz e agradecida a Deus pela oportunidade.
A cada dia que eu estudo, lei, busco informações e conheço militantes da causa, mais eu fico apaixonada por esta área tão importante, mas tão devastada e ameaçada onde vivemos. A Mata Atlântica é a nossa casa. É ela quem nos oferece a água que bebemos, a água que movimenta as indústrias da região, principalmente a sul e a sudeste, ela abriga uma biodiversidade extremamente rica e complexa, ela nos oferece opções deslumbrantes de turismos, áreas de contemplação e de total paz interior, ela contribui para o equilíbrio climático, para a preservação das espécies e para que possamos usufruir uma melhor qualidade de vida.

Que Deus me capacite em minhas funções e até em novas atividades, para que eu possa fazer a diferença e impulsionar o trabalho de restauração ambiental sustentável da "nossa casa".

Nenhum comentário: