sexta-feira, 28 de maio de 2010

Outro detalhe especial

Quer ouvir outro detalhe singelo da vida que possui um significado todo especial para aquelas pessoas que conseguem perceber a magia que existe no universo? No meu caso, a borboleta azul é um deles. 
Desde pequena acreditava que quando uma borboleta aparecia em nossa casa era sinal que uma boa notícia estava por chegar. Em abril de 2009, em pleno de domingo de Páscoa, eu estava sentada na varanda da minha casa com alguns amigos do bairro. Na verdade, estávamos fazendo hora para a carona que me levaria de volta a São Paulo chegar. De repente, pousou entre nós uma borboleta azul lindíssima, deslumbrante, mágica... Começamos a “disputar” a notícia boa que iria chegar por meio dela.

Eu queria convencer a turma de que a notícia era minha já que ela estava na minha casa, mas eles disseram que poderia ser então de outra pessoa da família. Ao terminar de completar a frase, a borboleta voou e pousou exatamente sobre a minha perna. Eu fiquei ali parada, emocionada, queria dar um ‘aperto’ na borboleta, mas me contentei em dar-te um beijo mágico...

Fiquei tão instigada com aquela situação que não conseguia parar de pensar na boa notícia que a borboleta iria me trazer. Agora eu tinha a confirmação de que era mesmo para mim. Andando por São Paulo, cheguei a ver borboleta azul em tudo quanto é lugar: livros, anúncios publicitários, tatuagens, etiquetas de mochilas, pichação em muros, adesivos, pingentes, prendedores de cabelo, não dá para contar.

Imaginei até que a borboleta azul havia se tornado um novo hit da moda. Mas isso estava apenas na minha cabeça. Fiz algumas pesquisas para saber o significado e entender o porquê dessa ‘coisa’ não me abandonar. Descobri que as borboletas, no imaginário humano, assim como eu pensava desde criança, prenunciam acontecimentos alegres. Na cultura greco-romana, assim como na egípcia, ela está relacionada à alma. A palavra ‘psique’, em grego, por exemplo, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta. No Vietnã, sua presença exprime longa vida devido à coincidência fonética : duas palavras com pronúncias semelhantes significam ‘borboleta’ e ‘longevidade’. Em outras culturas, ela também significa felicidade conjugal. No Japão, elas são consideradas espíritos viajantes. (A propósito, me sinto um às vezes.

Além desses e outros significados, existe um simbolismo relacionado à sua metamorfose, que expressa saída do casulo para o renascimento. Eu, que vejo coisas em tudo e vivo num mundo paralelo (rsrs), cheguei a tomar posse dessa mudança.

Passado um ano, eu ainda não tinha desistido de esperar a boa notícia. Parece louco, mas passei um ano com esta ‘coisa’ na cabeça – e vendo borboletas. Esperei a Páscoa, quem sabe não seria neste dia que seria informada da surpresa. Afinal de contas, é o dia da celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

Aguardei ansiosa, mas ela não veio! Não veio no domingo, porém no dia 13 de abril de 2010, um pouco mais de uma semana depois do feriado, recebo a ligação do Pedro Castro, secretário executivo do PACTO PELA RESTAURAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA, dizendo que eu havia sido escolhida para ser a assessora de comunicação do movimento nacional de recuperação ambiental de um dos biomas mais importantes do planeta.

Chorei durante a ligação, sem que o Pedro percebesse, claro! Coloquei-me de joelhos e agradei muito a Deus. Eu não tinha todos os requisitos para ser escolhida para a função, não falava inglês, não dominava Corel e Photoshop, não tinha experiência na área ambiental e nem cursos tão específicos. Mas se Deus havia determinando que a vaga fosse minha é porque Ele também iria me capacitar para realizar um bom trabalho.

Notícia mais alegre eu não podia receber naquele momento, eu estava desempregada há mais de um mês e com um aluguel pesado em minhas costas, além dos outros gastos. Para a notícia ser ainda melhor, a remuneração era o dobro do que eu ganhava. Receber para trabalhar pela preservação e conservação do meio ambiente, algo que faria até como voluntária, era uma graça abençoada demais. (Era não, é!)

Entrei imediatamente no site do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e “de cara” algo me chamou a atenção. A logomarca do movimento é um círculo com desenhos de plantas e animais em seu interior representando a biodiversidade. Os dois elementos que mais chamam a atenção são as duas mãos indo de encontro uma a outra simbolizando o ‘pacto’. O detalhe: entre essas duas mãos, tem um pequeno símbolo... A borboleta! Azul? Na realidade não sei dizer, na logomarca ela é verde. O que importa isso também? Acho que o mais importante é a nossa fé, a confiança em Deus e a certeza de que tudo Ele fará para que você realize os seus sonhos...

Por falar em sonho, durante a espera da boa notícia, sonhei várias vezes que eu era uma fada azul com asas de borboleta. Tinha um Pai generoso e sábio (que era Deus) e um irmão mais velho muito companheiro e amigo que ficava sempre ao lado do Pai na administração do Reino (Jesus). Eu era responsável por disseminar boas notícias pelo mundo, mas às vezes faltava conteúdo, então eu inventava umas mentirinhas e arrumava a maior confusão. Diante da impossibilidade de contornar a situação, eu corria para o colo do Pai e deixava Jesus tomar a frente para resolver o problema. Que delícia de sonho... Uma vez minha irmã me disse que talvez eu fosse uma fada e não sabia. Agora, eu sei!

Nenhum comentário: