terça-feira, 8 de setembro de 2009

Palavra


CONTINUAÇÃO DO E-MAIL QUE MANDEI PARA MINHA IRMÃ:


Você disse que gostaria de ter uma experiência como a do livro Profecia Celestina, pois muitas vezes as palavras lhe soam ocas. Aí eu penso: como foi que Jesus transmitiu seus ensinamentos? Resposta: foi por meio de palavras, das parábolas, conversando e dando exemplos.

Os apóstolos se incubiram de escrever tudo o que eles vivenciaram e o que Jesus ensinava para que depois pudessem ser transmitidos a tantas outras pessoas. Não espere essas experiências, irmã! Tem muito pastor, padre, líderes religiosos etc tentando convencer as pessoas de que elas precisam sentir frio, calor, dormência, arrepio ou sei lá o quê, e que isso é a presença de Deus, o Espírito Santo. Mesmo que seja, o que isso altera moralmente as pessoas? O que muda em seus corações?

Nós, profissionais da comunicação, que usamos principalmente as palavras para desenvolver nosso trabalho, que acreditamos que elas possam despertar a consciência das pessoas, instruí-las, trazer 'luz' e melhorar o mundo em que vivemos, não podemos achar que as palavras são ocas. Senão, nosso trabalho e nossa profissão não tem razão de ser, não acha?

O que pode está acontecendo é que você não se sente 'tocada' com elas, mas isso acontece comigo também, direto. Eu acho que é falta de conhecimento mesmo, de aprofundamento e de uma compreensão plena. Meus irmãos batistas dizem que a gente precisa pedir ao Espírito Santo para nos dar o entendimento, a sabedoria e o discernimento. Eu estou fazendo este exercício agora. Por que você também não tenta? Deus é a fonte de TODO o conhecimento e sabedoria. Com certeza, ficará feliz em oferecer o que Ele tem de mais valioso, além do Amor, a seus filhos e filhas. É isso o que Ele quer.

Vou compartilhar uma coisa muito particular com você. Eu descobri que, mesmo frequentando religiosamente a Igreja, realizando um trabalho voluntário e assistindo às missas todos os domingos, no fundo eu não percebia/sentia Jesus. Eu estava distante dele por mais que fechasse meus olhos, ajoelhasse e fizesse minhas orações. Sabe o que estava faltando, no meu caso específico? Me humilhar diante dele!!! Eu sei que pode soar estranho, a gente não está acostumada a admitir muito estas palavras, de certa forma 'negativas', relacionadas ao representante de todo o Amor do mundo. Considerava que Ele não necessitava dessa minha manifestação, queria de nós 'obras', algo que pudesse ajudar o próximo concretamente.

Quer saber? Estou convencida de que Ele não necessita de nada que venha de nós, a não ser do nosso reconhecimento, da nossa humildade. Nós precisavamos aprender a ser pequenos, simples ovelhas, filhos dependentes. Jesus se colocou dependente de Deus todo o tempo em que esteve aqui entre nós.

E o que me impedia de estar próximo d'Ele era essa dificuldade de me humilhar, de me colocar totalmente dependente da sua graça e do seu amor. Além disso, como sermos humildes diante dEle se damos mais valor e atenção às coisas do mundo, aos nosso problemas e aos nossos desejos? Sei que ainda sou muito orgulhosa, vaidosa e até mesmo soberba. Vou precisar travar uma luta grande contra tudo isso. Fico feliz porque já consegui identificar as pedras que estão no caminho que me leva a Jesus. Agora é tratar de arrancá-las. Não há outra forma, a não ser exercitar esse sentimento de entrega, conversar com Ele, rezar mesmo, ainda que possa parecer uma convenção. O que importante é o seu relacionamento íntimo com Jesus, não a Igreja, as pessoas ou qualquer outra coisa.

Decidi que não quero passar por este mundo como todo mundo passa, sofrendo as mesmas dores, as mesmas angústias, batalhando pelos mesmos anseios, travando uma verdadeira luta para conquistar tudo o que pode nos proporcionar uma satisfação pessoal e material. O que eu percebo, infelizmente, é que as pessoas morrem sentindo como se algo faltasse em suas vidas, mesmo tendo usufruído tudo de bom que o mundo oferece. Eu quero algo diferente, mesmo que para isso seja necessário se diferente das outras pessoas, pouco aceita, fora do "padrão" ou das convenções do mundo.

Obs.: Agora, para não ser hipócrita, ainda está me faltando algumas coisas sim, e Jesus sabe disso - um trabalho na área de responsabilidade social e um namorado de Deus, para inicío de conversa rsrsrs. Beijos

Nenhum comentário: