terça-feira, 20 de abril de 2010

Meu compromisso no mundo














Sinto uma grande alegria em estar morando hoje na maior cidade do Brasil. Na louca, gigantesca, tumultuada e encantadora São Paulo. Em pouco menos de dois anos, esta cidade já me abriu portas importantes, me trouxe muitos c onhecimentos e me despertou várias ideias. Todos os dias, sou abençoada com oportunidades que jamais teria se estivesse em outro lugar.

Não sei dizer, exatamente, como foi o processo de mudança, mas foi rápido e inesperado, apesar de "namorar" a cidade há algum tempo. Meu interesse teve início com a vontade de trabalhar e adquirir conhecimentos na área de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Todas as pesquisas que eu fazia em livros, revistas e internet remetiam a São Paulo. Não há dúvida, a capital paulistana é o centro econômico, tecnológico, social, de inovações e conhecimentos de vanguarda. Meu destino estava traçado: Raquel teria que se mudar para São Paulo!

Tive que cultivar a fé, fazer planos e aguardar a hora certa. Ela chegou com a ligação da minha amiga-irmã Olívia me convidando para passar uma temporada na casa dela, em São Paulo, enquanto o Dudu, seu marido, cobriria as Olimpíadas Mundiais na China. Eu não desperdicei a oportunidade. Arrumei as minhas malas e fui para a casa dos “Móbis” sem pretensão de voltar. Comecei a fazer um curso na área e, de lá para cá, eu não parei um minuto, fisicamente e mentalmente.

Fiz o curso de Responsabilidade Social na Fia/USP; ganhei vários amigos; conheci a Marcela, em seguida fui morar com ela no bairro de Santa Cecília; arrumei emprego numa editora de revistas de negócios industriais como Relações Públicas, conheci uma outra “irmã”,a Tami Arita; entrevistei o Pe. Marcelo Rossi ao vivo (sempre fui fã dele); conheci a Ana no ponto de ônibus e um dia ela me levou para conhecer a Líber (Igreja Batista da Liberdade); surgiu a Execultive, um projeto social voluntário,depois que eu e a Tami descobrimos inúmeras valores, propósitos e sonhos em comum; depois de alguns meses, convidamos a Rê para fazer parte do projeto; me despedi da Marcela e me mudei para a casa da Emi, no bairro Vila Mariana; decidi me tornar membro de uma outra doutrina e comecei a fazer o curso de capacitação ministerial na Líber; descobri no teste que a igreja realizou comigo que tenho dons para evangelismo, exortação e fé; conheci a Ju na Líber e logo nos tornamos companheiras uma da outra; aExecultive realizou sua primeira campanha social em parceria com o Cenesp (Centro Empresarial de São Paulo); viajei para o interior de São Paulo várias vezes; viajei para Curitiba, revi uma parte da família paterna; viajei para o Rio Grande do Sul e fiz minha primeira cobertura jornalística para a Editora na cidade de Caxias do Sul; passei o final de semana nas Serras Gaúchas e conheci a Carla, uma paulistana, médica, baladeira e solteira; andei de avião pela primeira vez (demais!!!!); completei 30 anos e ganhei uma super festa surpresa das minhas amigas Tami e Renata, de emocionar; trabalhei mais uma vez como jornalista cobrindo o Seminário Internacional de Meio-Ambiente e Sustentabilidade Industrial, meu artigo foi publicado na edição de dezembro da Revista P&S - Especial Meio-Ambiente; tirei as merecidas férias e fui visitar meu pai e meu irmãozinho em Porto Seguro; vi uma estrela cadente no céu da Bahia, pedi para o Papai do Céu me ajudar a encontrar uma nova casa em São Paulo e um trabalho de Responsabilidade Social (sim, fiz dois de uma vez, pois a estrela era grande e muito brilhante); retornei à minha cidade adotiva no início deste ano e comecei a marotona de procurar um apartamento para dividir com a a Ju; foram diversos finais de semana andando sem parar, certo dia encontrei um trevo de 4 folhas pelo caminho, levei para a casa a mudinha, plantei num vasinho e reforcei os pedidos; a Ana também entrou no desafio de procurar casa para se mudar, acho que sua fé e oração fizeram toda a diferença – encontramos um apartamento de três quartos, num ótimo local e dentro das nossas condições financeiras; em seguida, comecei a me empenhar para conseguir um novo de trabalho, de preferência na área de Responsabilidade Social e Sustentabilidade – meu grande propósito aqui em São Paulo; fiz a mudança num mês e no outro recebi a notícia da demissão na editora, por incrível que pareça, comemorei; me fortaleci na oração com as minhas companheiras Ana e Ju, enquanto isso a gente foi montando a nossa nova casinha; a Execultive conquistou um cliente, apresentamos a nossa proposta e começamos a trabalhar na Occe – Clínica Odontológica; as meninas começaram a discutri a possibilidade de transformar a Execultive numa empresa em breve; a Tami deu um gás nos materiais institucionais para a gente começar a divulgação, porém, neste momento, vou ter que dar um tempinho, pois… CONSEGUI UM TRABALHO NA ÁREA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL !!! Vou trabalhar na comunicação do projeto “Pacto pela Restauração da Mata Atlântica”. E, para início de conversa, viajo para o Rio de Janeiro (de avião!) para uma reunião.

Isso se chama fé? Missão? Não tenho certeza. Só sei que tenho necessidade de agradecer, diariamente, a Deus, a Jesus e ao Espírito Santo por me proporcionar tantas bençãos. Espero e desejo do fundo do meu coração ser uma serva de Deus e me inspirar no trabalho do S. Paulo, o grande apóstolo evangelizador , comunicador das Boas Novas e padroeiro da maior cidade do Brasil. Amém!

Um comentário:

Tami disse...

Mineirinha do meu coração.

Estou feliz por vários motivos.

O primeiro é porque eu te conheci e aprendi muitas coisas com você, como sabes és uma irmã para mim também.

Segundo, temos um sonho em comum e estou ao seu lado para realizarmos juntas, independendo dos acontecimentos.

O terceiro é que você merece tudo o que você conquistou.

Peço para preservar sempre essa fé.

Um beijo bem carinhoso de quem te admira e te ama muito

Tami