terça-feira, 20 de abril de 2010

Valorização Humana















Quinta-feira, dia 15 de abril de 2010.

Com a prespectiva de que Deus se fez Homem para ensinar seus filhos a se amarem, valorizar o outro, valorizar os relacionamentos e despertar sentimentos nobres nos seres humanos, nasceu o movimento “Valorização Humana”. Irmã Laura Etelvina, religiosa da Congregação das Irmãs de São José de Cambery, São Paulo, foi a primeira coordenadora geral do movimento, que se iniciou em 1965.

Esta semana, tive a feliz oportunidade de participar do curso e abrir a mente e o coração para novas descobertas. Foram muitos os conhecimentos, impossível relatar todos eles aqui. Mas fiz um resumo das principais questões abordadas. Confiram! Espero que algumas das sementinhas jogadas no vaso do meu coração possam germinar. Se Deus for o jardineiro, não tenho dúvida de que esses conhecimentos possam se transformar num lindo jardim.

“Cristo nos serve de parâmetro para as coisas que são boas ou ruins. Nossa realização está na realização dos planos de Deus para nós. Se Deus é Amor, ficamos mais felizes à medida que praticamos e estendemos este amor às pessoas e ao mundo.”

“Não somos nós que devemos pedir a Deus que mude os acontecimentos das nossas vidas. Nós devemos é tentar nos adaptar à vontade de Deus, e perceber que tudo serve de aprendizado. Só assim sairemos do nosso 'buraco', temos que encarar os nãos da vida, reagir aos fatos, buscar os melhores caminhos. Precisamos de ajuda, do apoio dos outros. Assim, Deus encontrou uma forma de ensinar o amor, nos corrigir e nos desenvolver.”

“Nossa vida é um presente que recebemos de Deus. Portanto, também devemos ser PRESENTES na vida das pessoas. A presença quantitativa só ocupa espaço. A qualitativa compartilha, se emociona com o outro, consola, dá ânimo, sem necessidade de dominação".

"Muitas pessoas querem dominar ou controlar as outras pessoas. Geralmente, essas pessoas têm um Q.I. relativamente elevado, mas elas com isso só demonstram sua fragilidade. Não conseguem dominar elas mesmas, seus instintos e seus impulsos.”

"Erramos muito, mas na maioria das vezes não é por maldade, e sim por ignorância. No fundo, estamos apenas dizendo Quero colo! Goste de mim, me dê atenção e carinho, por favor!"

"Somos seres indigentes e transcedentes. Necesitamos de união, apoio mútuo, justiça, senso de comunidade e harmonia."

"O que nos une, na verdade, são as diferenças: o outro tem aquilo que eu necessito, que falta em mim. Somos complementos uns dos outros, temos necessidades diferentes, um pode ajudar o outro, auxiliar uns aos outros. Vocações diferentes, qualidades diferente e serviços diferentes = maior desenvolvimento do todo".

"Aquilo que nos irrita na outra pessoa, geralmente é o que está em nós. Não gostamos de nos ver."

"Se sentimos raiva é porque a raiva já se encontra dentro da gente. Ainda não a eliminamos, por isso a manifestamos."

“Tem gente que não quer melhorar, porque se a pessoa resolver melhorar vai ter que encarar a vida e ir à luta. Sair da inércia, tomar atitudes e trabalhar de forma mais intensa. Vai sair da posição de ‘coitada’ e, assim, ninguém mais ouvirá suas lamentações. E ser vítima é uma posição de conforto.”

"A Via Sacra nos mostra que alguém até ajudou Jesus a carregar a cruz, mas Ele se reergueu sozinho, com suas próprias forças. Não há relato de alguém ajudando Jesus a se levantar, isso porque precisamos entender que devemos buscar em nosso interior as nossas próprias potencialidades. Com fé e esperança, tudo é possível. Podemos contar com pessoas para nos apoiar e nos ajudar a descobrir nossas potencialidades, mas a decisão e a força para se levantar vem de dentro de nós. Jesus estava sendo sustentado pelo amor de Deus e assim acontece com a gente também. Se somos criaturas de Deus, somos perfeitos e dotados de todas as capacidades, porque a obra de Deus é perfeita. Nós podemos ser perfeitos também. Como? Imitando de todo coração ao nosso mestre Jesus Cristo."

“ Ser cristão é remar contra a maré. O mundo te puxa para um lado, mas o cristão se esforça para ir para o outro. Às vezes, dá vontade de largar o remo, mas Jesus disse que estaria conosco a todo momento, até o fim dos tempos.”

"O apego empobrece o espírito. Então, por que só pensamos em boa vida, no conforto, em nossa satisfação e no paraíso? Todo mundo quer ser SALVO, mas nem todo mundo quer ser SANTO. Deus age em nós, mas precisamos dar espaço para que Ele trabalhe. Como? Pela fé, pela oração, pela instrução e pela força de vontade! Nosso principal objetivo é transformarmos a nós mesmos e, depois, contribuir no mundo. Já dizia um mestre: Quer mudar o mundo? Comece por você! Porém, para realizarmos esta mudança precisamo pedir o auxílio de Deus. Somos seres indigentes, lembra? Precisamos uns dos outros e, acima de tudo, precisamos de Deus, nosso Pai Criador. Mas para pedir, antes precisamos reconhecer sua existência, crer e começa a relacionar-se com Ele. Aí Deus começa a agir."

"Para Deus nós não somos limitados, temos todas as potencialidades e todas as possibilidade na vida. Somos instrumentos de Deus, e Ele está fazendo Sua Obra através de nós, seus filhos. SEDE PERFEITOS COMO VOSSO PAI O É (Jesus). Desafio: estar no mundo, no meio do mundo, sem ser deste mundo, pois existe uma incompatibilidade entre os valores do mundo e os valores espirituais (de Deus). Exemplo: o que tem mais destaque no Natal, o Presépio ou o Papai Noel? O que é tem mais valor neste mundo, o SER ou o TER? Acho que já sabemos as respostas…"

"Qual a sua META? Sua meta é DEUS? Se sua Meta é Deus, me diga: você caminha com Fé mesmo com o mar fechado?  Pela fé, eu posso acreditar que qualquer transformação é possível, na vida ou no ser de uma pessoa. A fé é um dom de Deus, ou seja, ela é perfeita, independe de religião."

"Eu não conheço nem a palma da minha mão, e olha que ela está aqui pertinho, à minha disposição há anos, como posso achar que conheço o outro, que posso transformar o outro, modificar a pessoa? Quem se modifica é ela mesma, desde que decida-se. Nós podemos auxiliar o próximo através de nossos exemplos."

"Também aprendemos que o nosso passado explica, mas não justifica nossas atitudes de hoje. (PELO MENOS, NÃO DEVIA). A tomada de consciência nos cobra uma responsabilidade."

"Deus se fez pessoa humana, portanto nada mais há de importância do que gente, do que o ser humano. Tem gente que cuida melhor de um cachorrinho do que de um ser humano. Tem cachorro que recebe mais privilégios e conforto do que uma criança. Existe um problema aí. Quantas pessoas no mundo estão precisando de amor, carinho, atenção, comida, oportunidades etc? "

"Oato de ACOLHER pode transformar a vida do outro. O acolhimento pode se dar pela educação ou pelo amor cristão. O amor cristão se manifesta num olhar, no ombro de um amigo, no colo que oferecemos, na companhia, no ouvir. Existem milhares de formas…"

"CRISTO deve habitar no centro do nosso coração. Com Ele, eu posso encontrar a solução para qualquer situação. Ainda que eu não encontre a solução, posso ter a certeza de que Ele caminhará sempre conosco.

"DEUS = nosso PONTO DE PARTIDA e nosso DESTINO FINAL."

Nenhum comentário: