quinta-feira, 22 de abril de 2010

Navegar é preciso!














Em homenagem aos 510 anos do Brasil, comemorado hoje, dia 22 de abril, compartilho dois maravilhosos poemas do escritor português Fernando Pessoa. Acho que tenho um pouco de marinheira (e de astronauta rsrs), pelo menos na alma. Sinto que minha casa é qualquer lugar do mundo, por isso, por que não enfrentar mares nunca d'antes navegados?

Navegar é preciso

"Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
'Navegar é preciso, viver não é preciso'
Quero para mim o espírito desta frase
transformada a forma para a casar como eu sou.

Viver não é necessário, o que é necessário é criar
Não conto gozar minha vida, nem em gozá-la penso
Só quero torná-la grande, ainda que para isso
tenha quer ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo

Só quero torná-la de toda humanidade
Ainda que para isso tenha de a perder como minha
Cada vez mais penso assim

Cada vez mais penso na essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria
e contribuir para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tornou o misticismo da nossa Raça".


Mar Português

"Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena?
Tudo vale a pena se a alma nao é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.”

Nenhum comentário: