quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Doentes e desequilibradas


Muitas pessoas pensam que eu sou boba, que não sei me defender ou que me falta coragem para falar "certas" coisas, para "certas" pessoas, em "certas" ocasiões. Algumas vezes, já cheguei ficar com raiva de mim por esta limitação. Tem um pouco a ver com o texto que eu escrevi mês passado, "Ser boazinha cansa". Pois bem, pensando nisso e tentando encontrar essa tal coragem, descobri que não tenho mesmo esta habilidade. E para falar a verdade, tenho minhas ressalvas em relação ao desejo de desenvolvê-las.

Não sou uma pessoa do tipo grosseira, mal educada, estressada, fria, insensível, mal humorada, ranzinza, descontrolada, de mal com o mundo e com todos. Não sei tratar as pessoas como se elas valessem menos que os animais. Aliás, nenhum animal merece ser destratado, essa atitude chega ser crime. Então, se não podemos tratar assim nem os animaizinhos, quem dirá um outro ser humano, nosso semelhante, alguém da mesma raça que você. Não consigo compreender as pessoas que tratam seu próximo, pessoas da família, vizinhos, colegas de trabalho, desconhecidos, com grosseria, gritando, humilhando ou ofendendo.
Pobres coitadas! Não consigo nem ficar com raiva, porque no meu coração não existe espaço para armazenar e alimentar esses sentimentos ruins. Eu seria a principal prejudicada. Não consigo ficar com raiva porque acho que essas pessoas são seres humanos doentes. Peço a Deus misericórdia para essas almas infelizes. Sim, infelizes! Nós somos o reflexo do que temos em nosso interior. Se alguém tem a habilidade de manifestar descontrole, nervosismo, gritaria e grosserias, é porque certamente em seu interior há muita angústia e desequilíbrio.
Geralmente, fico sem reação quando me deparo com esse clima. Muitas vezes não sei, nem ao menos, me defender diante de um conflito. Confesso, fico quieta, não encontro as palavras certas, não consigo levantar a voz, não consigo revidar, tenho vontade de chorar, de correr para o colo do "Meu Pai". Por conta disso, muita gente acha que pode fazer o que bem entende com você. Mas elas só pensam, pois na verdade não podem. Não mesmo!
Imagino o quanto Deus deve ficar aborrecido ao ver filhos seus sendo tão ignorantes, tão orgulhosos e arrogantes. No fundo, devem ser tão frágeis, tãos infelizes, tão desequilibrados. Desconhecem que foram gerados por Amor, vieram do Amor e estão aqui por conta do propósito amoroso de Deus. Mas eles não sabem disso, ignoram totalmente esta verdade. E essa situação é a pior que existe.
Essas pessoas acabam passando pelo mundo marcando outras com o que elas têm de pior. Consequência disso é que elas também não conseguem e não desenvolvem a habilidade de se abrir para o que há de melhor. Estão na escuridão! Não alcançam a luz de Deus, porque a luz de Deus só habita onde há terreno fértil. Disponível para todos ela está, mas numa grande parte ela não se instala, pois não encontra espaço. O local está dominado por essas atitudes negativas, desagradáveis e desarmoniosas.

Eu senti na pele isso hoje, mas não me abalo. Sabe por quê? Por três motivos simples: o primeiro deles é que eu tenho Deus em mim. Muitas vezes nem me sinto digna de invocar a sua Presença, mas Ele vem mesmo assim, pois o Senhor é pura Graça e puro Amor. O segundo é que desfruto de muita saúde. E com saúde posso enfrentar qualquer situação - saúde física, emocional e espiritual, um dos maiores dons de Deus. Além disso, tenho amigos e uma família maravilhosa que me apoia, me ampara, me consola e me fortalece.
Sei que situações como essas vou enfrentar mais vezes, esta não será a primeira e nem a última. Só peço a Deus que me mantenha firme e forte, não permita que eu me abale com essas coisas inferiores. Sei que Ele conta comigo para reeducar esses irmãos que ainda estão mergulhados na escuridão. Que o Espírito Santo, a Força de Deus, invada como um tsunami o coração e a alma dessas pessoas, libertando-nas da ignorância e desta doença.
Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio...
(Mário Quintana)

Nenhum comentário: