sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O que é vital para você?


Esta semana, fiquei sabendo de uma promoção que pedia para responder exatamente a esta pergunta "O que é vital para você?" http://www.portalvital.com/ As melhores respostas que passassem por uma das cinco "lentes da vitalidade" seriam premiadas. Os temas: saúde e bem-estar, auto-estima, potencial humano, envolvimento na comunidade e, por último, meio ambiente.

Claro que esse assunto me interessa, até reservei um dia para refletir sobre esta questão na hora da minha oração noturna. Acho que a questão não é citar todas as coisas que te fazem feliz e te deixam satisfeitas, a questão é descobrir o que você pode fazer para alcançá-las. Para cada propósito, existe um caminho a percorrer até conquistá-lo. Meu desafio é descobrir as formas, as ferramentas, quais as melhores atitudes e em que parâmetro devo me basear.

Particularmente, acho que a vida é muito curta, e por mais que compreendo que estamos aqui para um contínuo e estruturado aprendizado, não gosto de perder muito tempo com determinadas coisas, desperdiçar chances e oportunidades, desperdiçar tempo com coisas que não me acrescentam nada e nem me faz sentir melhor, ou não fazem os outros se sentirem melhor. Portanto, comecei a pensar em que eu tenho que fazer para conquistar e desfrutar as coisas que são essenciais para minha vida. Mas, em primeiro lugar, o que é essencial para mim? Está interessado em saber? Então, continue a leitura. Para mim será uma alegria falar e, também, ouvir suas prioridades de vida.

Se alguém perguntar à minha família quais são as coisas que mais me deixam feliz, acho que a resposta será: estar entre amigos, falar, conversar, contar histórias, andar na rua (como diz minha mãe, "bater perna"), me envolver em trabalhos comunitários, ir na Igreja, fazer luzes no cabelo e ficar me achando linda, rir e arrumar confusão (sadia) com os meus irmãos, fazer festas e encontros e, claro que eles também vão dizer isso, ser o centro das atenções. Família conhece a gente melhor do que ninguém, por isso estou tirando por base o que acredito que eles declarariam. Pode deixar que depois confirmo com eles e coloco aqui no blog.

Agora, se eu os perguntasse quais são os meus sonhos, quais são as coisas que eu mais desejo nesta vida, podem apostar que estas respostas eu acertaria. Primeiro: casar! Sério, sempre declarei isso e não tenho nem um pouquinho de vergonha. Tenho certeza de que eles ainda iriam até complementar: casar-se com um "homem de Deus". Lógico! E ter uma festa linda, romântica e animada, se possível, com 1.500 convidados. Encontrar uma companheiro de verdade está tão complicado que até abro mão da festa, só para deixar Deus mais focado no pedido. Segundo: trabalhar com Responsabilidade Social, fazer desta motivação interna e desta alegria em proporcionar algo bom para o outro um meio de sustento para que eu possa me dedicar inteiramente à atividade. Três: ver minha família reunida outra vez, toda ela. Chego ao ponto de colocar na frente de qualquer outro pedido a estrutura familiar. Por isso, acho tão importante um companheiro com os mesmos valores e princípios que os meus, uma pessoa de fé, que acredita em Deus e reconhece que tem um papel importante aqui na Terra.

Isso foi só uma reflexão. Para responder à pergunta e ter mais foco, vou aproveitar as cinco lentes da vitalidade. Vamos lá:

1 - Saúde e bem estar:
Para mim, saúde tem que ser algo integral, algo que mantenha o equilíbrio físico, mental e espiritual. É essencial para mim e para qualquer outra pessoa, uma boa alimentação; uma rotina de trabalho equilibrada; uma boa noite de sono; dispor de (vários) momentos para relaxar e ficar com a família e os amigos; dedicar um tempo para Deus, ou melhor, pedir a Deus um tempo exclusivamente para a gente, para que possamos sentir sua força, sua luz, seu amor e sua presença - isso é VITAL!

2 - Auto-estima:
Confesso, adoro me sentir bonita, adoro uma roupa nova, adoro quando estou com ânimo e faço uma simples, porém delicada maquiagem. Também gosto de caminhar, andar de bicicleta, de receber cartas e mensagens dos amigos (isso demonstra que nós somos importantes para eles). Gosto de me sentir valorizada no trabalho, principalmente quando me dedico tanto a ele. E também gosto demais de ir no salão fazer unha. Quase não vou, tento resolver a questão em casa mesmo correndo o risco de ter que tirar e pintar várias vezes, mas é tão bom quando uma profissional faz o trabalho e você fica 'se achando'. Quando eu tiver uma situação mais tranquila, quero fazer ginástica, massagem, limpeza de pele, hidratação etc (sem exageros e futilidades, por favor, isso jamais!)

3 - Potencial humano:
Essencial para mim nesta questão é sempre continuar estudando. Acho que ninguém deveria parar de estudar, mesmo que não tivesse em busca de títulos, pois muitas vezes isso não quer dizer nada. Mas estudar, sim! Ler, pesquisar, entender, ter curiosidade em aprender, observar e compartilhar. Digo isso no âmbito intelectual, mas também no âmbito moral. Desenvolver o potencial humano tem a ver em ser mais útil nesta vida, aprender a se relacionar, a respeitar, toletar, ser gentil e educado com as pessoas, aprender a se colocar no lugar do outro, dominar e destruir a arrogância, a vaidade, o egoísmo, a inveja e a ignorância que ainda se faz presente dentro de nós.

4 - Envolvimento na comunidade:
Até agora falamos do "eu", "para mim", "o meu desejo", "minha satisfação", mas diversas pesquisas já demonstraram que o índice de felicidade humana, aquela felicidade sadia e verdadeira, também tem a ver em ver o outro feliz, fazer o bem, ajudar ao próximo. Por isso, costuma-se dizer que a caridade faz bem não a quem recebe, mas muito mais a quem se doa. Penso que esta questão deva ir além do que simplesmente mais um item para se buscar o propósito de ser feliz. Tem que ser um compromisso, um dever que toda pessoa deve ter consciência e assumir, principalmente aqueles que desfrutam de uma boa (para não dizer ótima) situação financeira, de saúde e material. Como podemos ser felizes de fato se nosso vizinho está sofrendo reveses da vida? Como podemos esbanjar luxos e confortos se existem milhares de pessoas em nosso planeta morrendo porque não tem nem um simples feijão com arroz. Pais de família desempregados, exploração por parte de empresários, guerras por conta da ganância, crianças e idosos morendo nos hospitais públicos, pessoas descrentes e solitárias, morrendo de depressão e de tristeza... Complicado ser feliz plenamente vivendo ao lado de toda essa situação.

5 - Meio ambiente:
Terra, nossa casa, de onde retiramos o alimento, o oxigênio que respiramos e a água que bebemos. Três componentes fundamentais para que possamos sobreviver. E nós, seres humanos ignorantes e gananciosos, estamos destruindo tudo. Destruindo nossa casa, o lugar que nos abriga, para juntar dinheiro e depois deixar tudo aí, pois vamos morrer tão logo mesmo. Estamos destruindo o habitat dos animais e, consequentemente, a vida deles também. Estamos destruindo as paisagens que tanto nos faz bem só de ver, quem dirá desfrutar uma cachoreira, um rio, o mar, a praia, os campos ou o próprio ambiente urbano. Nossas cidades poderiam ser bem melhores. Estamos ficando doentes, pois agora está tudo contaminado, estamos morrendo de calor, nas enchentes, de intoxicação alimentar, de falta de ar, de estresse etc. Onde vamos parar com isso?

Depois disso tudo, só posso dizer que vital para mim é acreditar em Deus, crer que ele está sustentando o universo e a vida de cada um em suas mãos. Vital para mim é ter esperança para continuar lutando por um mundo melhor. Vital é desejar ser melhor, ser útil e fazer a diferença, mesmo com muito sacrifício. Vital para mim é trabalhar para fazer o melhor, aprender e transmitir isso para as pessoas. Vital para mim é ter Fé. Preciso de fé, de esperança e de amor para VIVER.

Nenhum comentário: