quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Presente de aniversário para uma grande amiga


Querida Amiga

Hoje é um dia muito especial. Muito especial mesmo! Pare com os dramas e com estes receios, pois um ciclo novo está começando. Não tenha medo, abra as janelas da sua casa, da sua vida e deixe a luz entrar. Ela só está esperando a sua atitude, o seu convite, a sua coragem e sua vontade em recebê-la.

Li seu blog ontem e fiquei um “tantinho” preocupada com você. Em seus relatos, aparentemente rotineiros e simples, há frases e declarações de peso, carregadas de muitas dúvidas, medos, questionamentos, incertezas, angústias etc. Você é totalmente saudável, bem-sucedida, realizada profissional e financeiramente, à medida do possível, claro. Tem uma vida tranqüila, bastante confortável, viaja, visita sua família sempre, se diverte e pode dizer que tem vários amigos também. Mas existem alguns pontos que tiram o seu equilíbrio, que invade seu interior, seus pensamentos e mexe até com o que você guarda no fundo do seu coração. O pior é que eu acho que nem você sabe o quê guarda no fundo do seu coração, no seu íntimo. Certamente existe um “tesouro” lá, algo que pode fazer seus olhos se encherem de lágrimas, não de tristeza, mas de alegria e felicidade. Algo que dá sentido à vida, algo que faça enxergar o real motivo de você existir. Esse tesouro é extremamente intenso, mas não provoca desequilíbrio ou desarmonia. Ele traz a paz, conforto, certeza, luz para caminho, razão para viver, esperança, coragem, ânimo, alegrias e fé.

Desculpe, Mi, vai parecer que eu estou “pregando” agora, mas você me conhece bem e sabe que eu não sou bitolada em nenhuma religião. Gosto de igreja sim, preciso dela para me alimentar, preciso da comunhão entre as pessoas e de um trabalho social para me sentir realizada. Mas tenho consciência de que antes de tudo isso, o mais importante, está o - seu, o meu, o nosso - relacionamento com Deus, nosso Pai Criador, e com seu filho Jesus, enviado exclusivamente, especialmente, unicamente, para restabelecer nossa conexão com o Pai, para nos ensinar a sermos simples, humildes, mansos e fraternos. Para mostrar que Deus é pura graça, graça divina, poderosa e misericordiosa pronta para nos alcançar.

Sei que você reza, faz suas orações e agradece muito a Deus por todas as bênçãos da sua vida, mas percebo claramente que está faltando alguma coisa. Vou te falar uma coisa séria. Que todo mundo é filho de Deus, isso é. Que todo mundo pode falar com Ele e solicitar sua ajuda, isso também pode. Que as pessoas podem rezar, alcançar graças, serem abençoadas, isso também pode. O que não é possível, Mi, é entrar em comunhão com Ele se não for através dos ensinamentos de Jesus Cristo colocados em prática. Não é possível desfrutar da luz, viver na luz e sermos cheios de graça, se vivermos conforme este mundo, se vivermos tendo atitudes longes de serem justas, amorosas e desinteressadas. Não podemos estar com Deus, vivermos na unidade se ainda caminhamos nas trevas. Nas trevas do nosso egoísmo, dos nossos prazeres e ambições, do nosso orgulho, do materialismo que se manifesta nas formas mais brandas e sutis. Como estar em comunhão com Deus alimentando sentimentos vis, baixos e mesquinhos? Como podemos querer Deus Conosco se nossas atitudes, ações, desejos e interesses ainda são tão inferiores, impuros, egoístas e até repugnantes. Chegamos a ter vergonha de confessá-los a nós mesmas.

Estar com Deus é seguir o seu caminho, é andar conforme suas orientações, é busca-lo o tempo todo, não para nos socorrer, mas para aprender a sermos seus filhos e filhas de verdade, retos, obedientes, interessados em seus ensinamentos e cheios de vontade de colocá-los em prática, mesmo que isso exija de nós muitas renúncias, muitos sacrifícios e uma grande mudança de valores.

Foi isso que aconteceu comigo recentemente. Por isso, decidi me “converter”, ou seja, seguir um único caminho, ter somente uma única orientação: meu Deus e meu Senhor Jesus. Você sabe que eu já era uma pessoa de Deus, mas faltava um comprometimento da minha parte, faltava minha decisão de mudar agora, hoje, não amanhã ou por partes. Eu posso fazer o que tem que ser feito agora. Posso andar junto com Jesus a partir de agora, a partir da minha vontade, do meu arrependimento e da minha conversão. Lembra quando a gente estava conversando de madrugada, na minha casa, no final do ano? Você disse que considerava a gente bastante “evoluídas”. Eu achei graça e discordei. Só porque não roubamos, não matamos, não somos corruptas (talvez não nas grandes coisas), podemos ser consideradas evoluídas? Não! Isso a gente faz porque nos é conveniente, porque precisamos seguir as leis determinadas pela sociedade para se ter o mínimo de organização e tranqüilidade. E, ainda assim, muitos infringem estas diretrizes. E se o fazemos, as maiores prejudicadas seremos nós mesmas. Portanto, estamos apenas sendo inteligentes e fazendo o que é melhor para nós.

Mas eu te pergunto: quantas vezes somos egoístas? Quantas vezes difamamos o outro? Quantas vezes mentimos? Quantas vezes traímos as pessoas? Quantas vezes somos omissas? Eu posso responder por mim: inúmeras vezes!!! Mas agora resolvi renunciar essas coisas para seguir concretamente um novo caminho, para ser digna de ser chamada filha de Deus. Sinto –me muito plena e feliz ao declarar isso. Você conhece as inúmeras dificuldades que eu enfrento e tenho enfrentado, mas nada me abate, nada abala a minha fé, nada tira a minha alegria. Tenho certeza de que sou muito mais feliz do que a maioria das pessoas que podem usufruir uma vida de conforto, luxo, riqueza e facilidades. Nada disso me move, pois o patrimônio mais valioso do universo eu já tenho. Como está na Palavra, “Tudo posso nAquele que me fortalece.”

E minha força está crescendo a cada dia, a cada mudança de atitude, a cada renúncia de algo que não me agrega, a cada passo que dou firme na direção da Luz. As dificuldades aparecem? Sim! São até maiores. Mas as vejo como provas. A gente fica firme, vence e alcança outros níveis. É um processo maravilhoso. E, nesse processo, a gente começa a perceber de forma mais nítida e intensa o poder de Deus. É grande demais, totalmente inconcebível para a mente humana. Às vezes, fico admirando toda a criação de Deus, tudo isso já é tão gigante, imagina como pode ser o próprio Criador...

Levar esse papo com as pessoas pode parecer estranho, mas é porque o ser humano se valoriza demais, se acha o grande descobridor, conhecedor, manipulador e senhor das coisas, das pessoas e do mundo. Mas nós não somos nada. Deus nos deu a vida e Ele pode nos tirar a qualquer hora, a qualquer momento. Somos poeira invisível neste universo. No entanto, ao mesmo tempo, somos tudo o que há de mais perfeito e precioso que Deus criou. Somos seres inteligentes, mas às vezes transformamos nossa inteligência em arrogância e nos esquecemos que fomos criados por um Ser Supremo de Amor, que nos plantou aqui com um propósito, que nos deu a vida e todas as oportunidades para sermos ainda melhores. Porém, muitas vezes nosso foco é outro.

Mi, na verdade, estou escrevendo tudo isso para lhe oferecer o que de mais valiosos eu tenho: minha fé em Deus e em Jesus. O que eu, uma simples e humilde amiga, que está tão longe fisicamente, pode te oferecer neste dia tão especial? Reafirmo que ele especial sim e pode parar com esses dramas, ouviu bem? Risos... Tente experimentar o que esta nova fase vai te oferecer. Depois você me fala.

Não vejo a hora de lhe encontrar pessoalmente. A energia e a alegria serão muito maiores. Neste aniversário, só quero que saiba que pode contar comigo sempre, que você tem uma grande e eterna amiga, e que aos olhos de Deus somos verdadeiras irmãs. Estamos aqui para dar suporte uma a outra. Intercederei por você em minha oração de hoje de forma especial. Abra a janela do seu coração e deixe a luz entrar. Jogue as “tralhas” fora, jogue fora tudo o que é negativo e que te afasta de Deus. E nós sabemos muito bem quais são as coisas que nos afasta dEle ; ) Tenha coragem e tenha força de vontade. Não se esqueça: “Tudo posso nAquele que me fortalece.”

Beijo grande e que Deus te abençoe
Te adoro muito!!!

Raquel Corrêa

Nenhum comentário: