quinta-feira, 23 de julho de 2009

Buscando felicidade - Carta à minha amiga Fê


Às vezes eu também passo por várias confusões, questionamentos, dúvidas etc.
Essa é dinâmica da vida, cheia de desafios e intempéries. Mas acredito que tudo o que acontece tem como propósito a nossa evolução - moral, ética, espiritual, intelectual, emocional, social, racional, entre outras. Certamente, em alguns desses aspectos, a gente aprende com as situações que enfrentamos. O problema é que a gente despreza o autoconhecimento. Acho que esse é o fato chave para alcançarmos a felicidade.

Eu acredito quando Jesus diz que "a felicidade não é deste mundo". Mas ele deve estar se referindo à felicidade plena, aquela que está num super nível de elevação espiritual e onde reina a eqüidade. Como podemos ser felizes aqui, nesta Terra, mesmo com todos os recursos materiais, financeiros, realização profissional, casamento sólido etc, se bem próximo a nós (pois nem precisamos ir muito longe) existem pessoas dormindo nas ruas, crianças abandonadas e vítimas de maus tratos, fome, miséria, guerra, assassinatos e vai por aí afora...

É claro que não existe felicidade neste mundo ainda, mas acredito que este sentimento "ronda" nossa vida, tenta se instalar o tempo todo, ela procura umas brechas para se manifestar, em qualquer lugar que seja. E, por conta disso, também nos deparamos com iniciativas que nos emociona, nos comove e despertam nossa total admiração. É por isso, também, que existem pessoas de bem com vida. Não digo totalmente feliz, pois declaro novamente que acho meio complicado a pessoa ser feliz por completo aqui na Terra, neste estágio evolutivo em que a sociedade se encontra. Mas existem pessoas, sim, satisfeitas com o que tem, com o que possuem, onde estão, com a forma em que vivem etc.

Acho que essas pessoas, em primeiro lugar, conseguiram se sintonizar em uma freqüência mais elevada e sublime de pensamentos, conhecimento, compreensão da vida e, principalmente, com o seu interior, com o que elas possuem internamente. Precisamos nos encarar, encarar nossa pequenez, nossa insignificância neste universo. A gente nega nossos princípios e valores o tempo, fantasia, omite, justifica, distorce a verdade para vivermos num mundo de ilusão, num mundo "socialmente aceitável", estabelecido, na maioria das vezes, por pessoas que tem interesses voltados para o poder, para a ganância, para o egoísmo, para as vantagens e até para a corrupção.

Devemos fazer um esforço para sair de dentro desse saco. Somos capazes de liderar, gerir e controlar empresas, nossas casas, associações etc. Se fomos capazes se administrar tudo isso, temos que ser capazes de liderar a nós mesmos. Administrar a nossa vida de acordo com os nossos próprios princípios, valores e crenças. Quantas vezes nos pegamos numa atitude que, no fundo, a gente não concorda, questiona e talvez até abomine, só porque todo mundo faz, está dentro do padrão estabelecido pela sociedade? Eu já, inúmeras vezes. E tenho vontade de me enforcar depois, mas aí já é tarde demais. Com a minha atitude, acabei estimulando a ação em outras pessoas, colaborando para a manutenção do “padrão”. Um padrão que nos oprime, exige uma força sobre-humana de nós, exclui, menospreza, tira a nossa paz e o nosso bem-estar emocional.

É preciso lutar contra isso. E a luta começa bem individualmente, por dentro, analisando nossa conduta, nossas atitudes, o que damos valor, nossa emoção e nossa razão. Não é necessário promovermos grandes manifestações, movimentos ou coisa do gênero. Basta atitudes simples, cotidianas, que acabam por melhorar a nós próprios, o ambiente em que estamos e até outras pessoas. Como disse Paulo de Tarso, ou São Paulo para os católicos, "as palavras convencem, os exemplos arrastam". Faça a sua parte, olhe para dentro de si, siga os seus valores e comece a mudar. Com o tempo, o ambiente ao seu redor também começa a ser modificado e, com isso, as pessoas também.

Não sei porquê te escrevi isso tudo. No fundo acho que só queria dizer: case-se com o Charleston se isso vai te fazer feliz. Tenha um filho, ainda que não esteja casada conforme manda o figurino, se é um filho que você deseja. Dane-se o que os outros vão pensar ou falar. Os desocupados e ignorantes vão sempre fazer comentários e especular a nossa vida de um jeito ou de outro. É que a deles é vazia demais, precisam ser preenchidas com as situações dos outros. Se eles soubessem que existem coisas muito mais prazerosas e úteis na vida, com certeza dispensariam esta atividade rsrs. Mas a ignorância mata o ser humano!
Você diz que Deus nos mostra o caminho, mas o sentido somos nós que escolhemos. Eu também acredito nisso, mas sabe qual é a bússola que me orienta? O coração! Sigo minha intuição, meus sonhos...

Posso até não conseguir, nesta vida, ter um casamento romântico, sólido e harmonioso, posso até não conseguir trabalhar com Responsabilidade Social numa grande empresa, posso até não ter a companhia da minha mãe e do meu pai junto de mim, posso até nem chegar à maturidade com saúde, mas são todas essas coisas que justificam a minha caminhada. São por essas coisas que eu luto, vivo, sacrifico e me alimento, me encho força e de esperanças. Por um lado me sinto privilegiada, pois todos esses sonhos não são somente meus, sinto que também fazem parte dos planos de Deus, o nosso Pai Criador. A fé é o otimismo são fundamentais para que nossos sonhos possam ser concretizados. E, de uma forma ou de outra, o negócio é ser feliz!!!

Nenhum comentário: