quarta-feira, 22 de julho de 2009

Resposta da minha irmã ao meu e-mail (abaixo)

Temos mesmo que definir metas para o futuro e olhar mais para frente do que para trás. Sei que esse período que você está vivendo é muito difícil, mas vai passar. Como tudo na vida passa. Não quero passar por nada daquilo que eu vivi quando cheguei a Macaé, mas sei que foi importante. Lembra que você me disse que desde que eu vim pra cá tinha ficado mais séria, introspectiva e etc? Tudo isso faz parte dessa fase que você está atravessando agora. Levamos um choque para amadurecermos. Foi o que o Eraldo disse, você se lembra? Deus está nos preparando para algo que ainda não sabemos o que é, mas com certeza esse processo vai desenvolver em nós habilidades que nos serão muito úteis no futuro.

Seja firme em seus propósitos, no seu caráter e na sua fé. Confie em Deus e nos planos que ele preparou para nós. Essas são as únicas coisas que temos de fato. Somos aquilo que buscamos, acreditamos e lutamos. Ontem, eu vi algo que me fez parar para pensar em quantos sinais Deus tem me mandado para mostrar o "caminho" e como não percebemos a maior parte desses sinais.

Uma garota que trabalha aqui comigo foi convidada para trabalhar na Prefeitura de Macaé. Como o salário era menor do que o daqui, ela recusou. Mas o ex-chefe dela, que agora está na prefeitura e fez o convite, disse que ela não precisava sair da empresa, pois não teria que ir trabalhar todos os dias. Era só ir ao local de trabalho uma vez por semana, sem precisar cumprir horário, para que as pessoas do local a vissem por lá de vez em quando. Caso alguém perguntasse algo, era pra ela dizer que seu trabalho era externo. Ela recusou novamente, mas dessa vez com mais veemência. O pessoal ficou falando que ela era doida, maluca, estava rasgando dinheiro. Ela tem marido e uma filha pequena, com certeza mais R$ 1.000,00 no orçamento faria a diferença. .

Ela justificou que isso ia contra os seus princípios, que a sua família nunca admitiria isso. Disse que quer ganhar mais sim, porém trabalhando. Que não podia aceitar um dinheiro sujo, que traria prejuízos que iriam muito além do benefício de R$ 1 mil mensais. É dinheiro tirado do povo, que morre sem atendimento nos hospitais, que vira marginal por não ter tido acesso a uma educação de qualidade, que se acidenta nas estradas esburacadas, que perde seus filhos por falta de segurança. Eu fiquei assistindo aquilo e tive certeza que Deus estava mandando um recado para todos nós que ouvimos a história. A maioria ficou zombando, chamando ela de boba, dizendo que “princípio” não enche barriga.

É difícil pensar em alguém que não aceitaria uma proposta dessas. Ela ganha mais ou menos o que eu ganho e ainda tem uma filha pequena. É claro que ela precisa do dinheiro, mas fez a coisa certa. Fiquei admirada com a atitude dela. Ela ganhou uma fã e nem sabe disso rsrs. É isso que Deus quer de nós. Que sejamos puros, corretos, fiéis, justos - independente da situação em que nos encontramos, seja ela adversa ou não.

Os políticos oferecem salário de R$ 1 mil para alguém que não precisa ir trabalhar, para que este funcionário fantasma torne a operação de desvio de verba pública legal. Na verdade, o salário dela seria de R$ 3 mil. R$ 1 mil ficaria pra ela e os outros R$ 2 mil para dividir entre os secretários, empresários e o prefeito. Só que eles fazem isso com muitos funcionários. Cerca de 40% da folha de pagamento de Macaé não trabalha, de fato, na prefeitura. Imagina quanto eles desviam do povo? Não dá pra calcular, mas é muito dinheiro.

Estou terminando o livro sobre Francisco de Assis. Tem um trecho em que Francisco diz aos seus discípulos "os enviados de meu Pai não estarão entre os ricos e abastados, e sim entre os pobres, franzinos e sofredores. Suas vidas serão testemunhos de fé. Nenhum servo do Senhor vem a este mundo para viver na bonança, sem sofrimento e dificuldades. Portanto, regojizem-se com as adversidades do mundo. São divinas oportunidades de trabalho e progresso. Mãos à obra, meus filhos! Temos muito trabalho a fazer...”

Fique com Deus,

Adriana

Nenhum comentário: